Relações entre a Robótica Educacional e a Física do Ensino Médio
Abstract
O presente artigo discute o trabalho desenvolvido por professors, em um curso de Robótica Educativa de uma Instituição de Ensino Superior, oferecido a alunos do Ensino Médio. A proposta do curso objetiva realizar, de forma lúdica, a correlação entre as atividades executadas e alguns conceitos da Física. São discutidas algumas soluções elaboradas e utilizadas pelos professores para facilitar aos estudantes a visualização da aplicação desses conceitos em estruturas e elementos que fazem parte do dia-a-dia. Para essas soluções foi construído o protótipo de uma ponte rolante, a qual tem associação com estrutura de treliças, engrenagens e içamento de peças. São ainda apontadas algumas constatações e resultados obtidos após a construção de novos protótipos, com o objetivo de observar as relações com os elementos de Física trabalhados no protótipo desenvolvido. Foi possível perceber o aprendizado da relação com os conteúdos de Física trabalhados, pelos exemplos de novos protótipos desenvolvidos. Também se observou algumas capacidades no processo de aprendizagem, tais como estética, competitividade, relacionamento interpessoal. Atualmente, na perspectiva de ampliação dos protótipos, busca-se trabalhar com um controlador externo, assim como motores e periféricos comerciais, através de trabalhos de conclusão de curso (TCC) e estágios de estudantes da graduação.
References
Alzira Ferreira da Silva. RoboEduc: uma metodologia de aprendizado com robótica educacional. Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica e Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009. http://www.natalnet.br/wre2015/wre2015.pdf . Abril 2017
Felipe N. Martins, Hudson C. Oliveira, Gabriela F. Oliviera. Robótica como meio de promoção da interdisciplinaridade no ensino profissionalizante. In: WORKSHOP DE ROBÓTICA EDUCACIONAL, 2012, Natal. Anais Workshop de Robótica Educacional. NatalNet, RN, 2012. http://www.natalnet.br/wre2012/pdf/106420.pdf. Abril 2017
Isaac Asimov. Eu, robô. 1969. http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/clubedeleituras/upload/e_livros/clle000024.pdf . Março 2017
DIEB – Dicionário interativo da educação brasileira, 2016. http://www.educabrasil.com.br. Abril 2017
PCN – Parâmetros curriculares nacionais, 1997. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Maio 2017
Fabiane, B. V. Benitti, Adilson Vahldick, Diego L. Urban, Matheus L. Krueger, Arvid Halma. Experimentação com Robótica Educativa no ensino médio: ambiente, atividades e resultados. Revista Brasileira de Informática na Educação, 2009. http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2166/1932. Abril 2017.
David Ausubel, Joseph Novak, Helen Hanesian. Psicologia Educacional. Trad. Eva Nick, Helliana Rodrigues, Luciana Peotta, Maria Angela Fontes e Maria da Glória Maron. Editora Interamericana – Rio de Janeiro – 1980.
Alex. F. Moreira, Victor R. F. B. Souza, Victor Czarnobay, Ademar. G. Costa Junior. Construção de um robô móvel teleoperado de baixo custo para aplicação em aulas práticas de robótica. In: Workshop de Robótica Educacional, 2015, Uberlândia. Anais VI Workshop de Robótica Educacional. SBC, MG, 2015. p. 46-51. http://www.natalnet.br/wre2015/wre2015.pdf. Abril 2017.
LEGO. History of LEGO Robotics. https://www.lego.com/en-us/mindstorms/history Maior 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).