Relações entre a Robótica Educacional e a Física do Ensino Médio

Authors

  • Andréa Cantarelli Morales Universidade de Caxias do Sul
  • Patricia Giacomelli
  • Gabriela Martins da Costa

Abstract

O presente artigo discute o trabalho desenvolvido por professors, em um curso de Robótica Educativa de uma Instituição de Ensino Superior, oferecido a alunos do Ensino Médio. A proposta do curso objetiva realizar, de forma lúdica, a correlação entre as atividades executadas e alguns conceitos da Física. São discutidas algumas soluções elaboradas e utilizadas pelos professores para facilitar aos estudantes a visualização da aplicação desses conceitos em estruturas e elementos que fazem parte do dia-a-dia. Para essas soluções foi construído o protótipo de uma ponte rolante, a qual tem associação com estrutura de treliças, engrenagens e içamento de peças. São ainda apontadas algumas constatações e resultados obtidos após a construção de novos protótipos, com o objetivo de observar as relações com os elementos de Física trabalhados no protótipo desenvolvido. Foi possível perceber o aprendizado da relação com os conteúdos de Física trabalhados, pelos exemplos de novos protótipos desenvolvidos. Também se observou algumas capacidades no processo de aprendizagem, tais como estética, competitividade, relacionamento interpessoal. Atualmente, na perspectiva de ampliação dos protótipos, busca-se trabalhar com um controlador externo, assim como motores e periféricos comerciais, através de trabalhos de conclusão de curso (TCC) e estágios de estudantes da graduação.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v5iss2p121

References

Alzira Ferreira da Silva. RoboEduc: uma metodologia de aprendizado com robótica educacional. Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica e Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009. http://www.natalnet.br/wre2015/wre2015.pdf . Abril 2017

Felipe N. Martins, Hudson C. Oliveira, Gabriela F. Oliviera. Robótica como meio de promoção da interdisciplinaridade no ensino profissionalizante. In: WORKSHOP DE ROBÓTICA EDUCACIONAL, 2012, Natal. Anais Workshop de Robótica Educacional. NatalNet, RN, 2012. http://www.natalnet.br/wre2012/pdf/106420.pdf. Abril 2017

Isaac Asimov. Eu, robô. 1969. http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/clubedeleituras/upload/e_livros/clle000024.pdf . Março 2017

DIEB – Dicionário interativo da educação brasileira, 2016. http://www.educabrasil.com.br. Abril 2017

PCN – Parâmetros curriculares nacionais, 1997. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Maio 2017

Fabiane, B. V. Benitti, Adilson Vahldick, Diego L. Urban, Matheus L. Krueger, Arvid Halma. Experimentação com Robótica Educativa no ensino médio: ambiente, atividades e resultados. Revista Brasileira de Informática na Educação, 2009. http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2166/1932. Abril 2017.

David Ausubel, Joseph Novak, Helen Hanesian. Psicologia Educacional. Trad. Eva Nick, Helliana Rodrigues, Luciana Peotta, Maria Angela Fontes e Maria da Glória Maron. Editora Interamericana – Rio de Janeiro – 1980.

Alex. F. Moreira, Victor R. F. B. Souza, Victor Czarnobay, Ademar. G. Costa Junior. Construção de um robô móvel teleoperado de baixo custo para aplicação em aulas práticas de robótica. In: Workshop de Robótica Educacional, 2015, Uberlândia. Anais VI Workshop de Robótica Educacional. SBC, MG, 2015. p. 46-51. http://www.natalnet.br/wre2015/wre2015.pdf. Abril 2017.

LEGO. History of LEGO Robotics. https://www.lego.com/en-us/mindstorms/history Maior 2017.

Downloads

Published

09/27/2017

How to Cite

Morales, A. C., Giacomelli, P., & Costa, G. M. da. (2017). Relações entre a Robótica Educacional e a Física do Ensino Médio. Scientia Cum Industria, 5(2), 121–128. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/5285

Issue

Section

Tecnologias na Educação (Especial)