Promovendo a consciência sobre o uso racional de energia elétrica em residências: uma proposta de atividade
Abstract
Esse trabalho apresenta o projeto proposto por professoras da Universidade de Caxias do Sul, objetivando a promoção do desenvolvimento de uma consciência sobre eficiência energética e consumo racional de energia elétrica em residências. O projeto propõe a realização de atividades junto à comunidade escolar local, abrangendo crianças e jovens do Ensino Fundamental. Para essas atividades foi elaborada uma maquete de uma residência que permite simular o consumo de energia de diversos equipamentos e eletrodomésticos, de forma individual ou conjunta. Através de um aplicativo para celular, desenvolvido especificamente para esse fim, é possível realizar a análise do consumo energético e seu respectivo custo, simulando também as bandeiras tarifárias e o consumo de standby. A partir dessa análise pretende-se estimular a discussão sobre a utilização da energia elétrica e propor ações que promovam a mudança de hábitos, buscando a proteção do meio ambiente através do uso responsável de energia e dos recursos do planeta.
References
E.V. Faria, “Gestão de energia elétrica como fator de sustentabilidade em unidade hospitalar. Pós-Graduação em mudanças climáticas da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
PROCEL – Programa Nacional de Conservação de energia elétrica, 1985. http://www2.aneel.gov.br/cedoc/pri19851877.pdf. Agosto 2018.
BEN – Balanço energético nacional, 2018. http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/balanco-energetico-nacional-2018. Agosto 2018.
ANEEL – Política Nacional Conservação e Uso racional de Energia Elétrica, 2001. http://www2.aneel.gov.br/cedoc/lei200110295.pdf. Agosto 2018.
DCN – Diretrizes curriculares nacionais, 2013. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Agosto 2018.
E.E.Baierle, T. Skorupa e M.C.R Paz, “Eficiência energética aplicada á educação infantil no município de Bagé”. VII Congresso Brasileiro de Energia Solar, Gramado, 2018. http://anaiscbens.emnuvens.com.br/cbens/article/view/475. Agosto 2018.
D.Ausubel, J.Novak e H.Hanesian, “Psicologia Educaional”. Trad. E.Nick, H.Rodrigues, M.A.Fontes e M.G. Maron. Editora Interamericana, Rio de Janeiro, 1980.
M.A.Moreira, “Aprendizagem significativa. A teoria de David Ausubel. São Paulo:Centauro, 2001-2011 (2ª Reimpressão).
D.A.Wiley, “Learning object design and sequencing theory, 2000. https://opencontent.org/docs/dissertation.pdf. Agosto 2018.
BNCC – Base Nacional Comum Curricular, 2017. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Setembro 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).