Promovendo a consciência sobre o uso racional de energia elétrica em residências: uma proposta de atividade

Authors

  • Andréa Cantarelli Morales Universidade de Caxias do Sul
  • Patrícia Giacomelli Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Esse trabalho apresenta o projeto proposto por professoras da Universidade de Caxias do Sul, objetivando a promoção do desenvolvimento de uma consciência sobre eficiência energética e consumo racional de energia elétrica em residências. O projeto propõe a realização de atividades junto à comunidade escolar local, abrangendo crianças e jovens do Ensino Fundamental. Para essas atividades foi elaborada uma maquete de uma residência que permite simular o consumo de energia de diversos equipamentos e eletrodomésticos, de forma individual ou conjunta. Através de um aplicativo para celular, desenvolvido especificamente para esse fim, é possível realizar a análise do consumo energético e seu respectivo custo, simulando também as bandeiras tarifárias e o consumo de standby. A partir dessa análise pretende-se estimular a discussão sobre a utilização da energia elétrica e propor ações que promovam a mudança de hábitos, buscando a proteção do meio ambiente através do uso responsável de energia e dos recursos do planeta.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v7iss1p1

References

E.V. Faria, “Gestão de energia elétrica como fator de sustentabilidade em unidade hospitalar. Pós-Graduação em mudanças climáticas da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

PROCEL – Programa Nacional de Conservação de energia elétrica, 1985. http://www2.aneel.gov.br/cedoc/pri19851877.pdf. Agosto 2018.

BEN – Balanço energético nacional, 2018. http://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/balanco-energetico-nacional-2018. Agosto 2018.

ANEEL – Política Nacional Conservação e Uso racional de Energia Elétrica, 2001. http://www2.aneel.gov.br/cedoc/lei200110295.pdf. Agosto 2018.

DCN – Diretrizes curriculares nacionais, 2013. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Agosto 2018.

E.E.Baierle, T. Skorupa e M.C.R Paz, “Eficiência energética aplicada á educação infantil no município de Bagé”. VII Congresso Brasileiro de Energia Solar, Gramado, 2018. http://anaiscbens.emnuvens.com.br/cbens/article/view/475. Agosto 2018.

D.Ausubel, J.Novak e H.Hanesian, “Psicologia Educaional”. Trad. E.Nick, H.Rodrigues, M.A.Fontes e M.G. Maron. Editora Interamericana, Rio de Janeiro, 1980.

M.A.Moreira, “Aprendizagem significativa. A teoria de David Ausubel. São Paulo:Centauro, 2001-2011 (2ª Reimpressão).

D.A.Wiley, “Learning object design and sequencing theory, 2000. https://opencontent.org/docs/dissertation.pdf. Agosto 2018.

BNCC – Base Nacional Comum Curricular, 2017. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Setembro 2018.

Downloads

Published

04/22/2019

How to Cite

Morales, A. C., & Giacomelli, P. (2019). Promovendo a consciência sobre o uso racional de energia elétrica em residências: uma proposta de atividade. Scientia Cum Industria, 7(1), 1–6. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/6919

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha