PEC - Projeto Educativo Comum

Authors

  • Andréa Cantarelli Morales Colégio La Salle Caxias, Caxias do Sul - RS
  • Elisiane da Silva Soares Colégio La Salle Caxias, Caxias do Sul - RS
  • Pedro Pedroni Colégio La Salle Caxias, Caxias do Sul - RS
  • Arthur Jociel Piekatoski Pinto Colégio La Salle Caxias, Caxias do Sul - RS
  • Luiza Argenta Serafini Colégio La Salle Caxias, Caxias do Sul - RS
  • Marina Ghisleni Kurtz Colégio La Salle Caxias, Caxias do Sul - RS

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e241321

Keywords:

Interdisciplinaridade, Aprendizagem por projeto, Ensino fundamental

Abstract

Este trabalho apresenta um projeto interdisciplinar, denominado PEC - Projeto Educativo Comum, que busca incentivar os estudantes à inovação, tecnologia e empreendedorismo. O projeto ocorre com estudantes do nono ano do Ensino Fundamental e é construído em diferentes etapas como: construção do logo, desenvolvimento das atividades empreendedoras, estudo da viabilidade, escrita do diário de bordo, construção do protótipo, confecção do banner e apresentação do projeto. Cada ano é proposto um tema diferente no projeto e neste artigo apresentamos os projetos destaques dos anos de 2022, 2023 e 2024. Em 2022, com o tema voltado para idosos e deficientes o projeto que se destacou foi “Dispenser de Medicamento Automático”. Em 2023 o trabalho “Sustainable Gym” foi destacado como inovador com o tema sustentabilidade. E, em 2024, o melhor projeto avaliado foi “Sistema de Monitoramento da Capacidade de Lixo para Escoadouros”.

Downloads

Published

12/26/2024

How to Cite

Morales, A. C., Soares, E. da S., Pedroni, P., Pinto, A. J. P., Serafini, L. A., & Kurtz, M. G. (2024). PEC - Projeto Educativo Comum. Scientia Cum Industria, 13(2), e241321. https://doi.org/10.18226/23185279.e241321

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics