Mapas conceituais e aprendizagem significativa: uma experiência com frações no curso Normal

Authors

  • Dulce Carneiro Barp Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul
  • Elisa Boff Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e241314

Keywords:

Unidade de ensino potencialmente significativa, aprendizagem significativa, frações, aprendizagem ativa

Abstract

Estudantes concluintes do terceiro ano do Curso Normal enfrentam dificuldades no entendimento do conceito de frações, essencial na Matemática e com diversas aplicações práticas. Este estudo avaliou a contribuição de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a promoção da aprendizagem significativa sobre frações, nesse contexto. A pesquisa, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, foi conduzida com quatorze estudantes da disciplina de Didática da Matemática no Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio. A UEPS incluiu estratégias de aprendizagem ativa, como mapas conceituais, autoavaliação e exercícios aplicados, utilizando instrumentos diagnósticos. A análise dos dados baseou-se em uma adaptação da Taxonomia Topológica de Cañas e colaboradores. Os resultados evidenciam que a metodologia adotada favoreceu o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, além de estimular posturas críticas, reflexivas e colaborativas nos estudantes. Os mapas conceituais mostraram-se ferramentas eficazes para avaliação e organização do conhecimento. Conclui-se que a aplicação da UEPS incentivou maior autonomia e engajamento dos estudantes, promovendo a resolução colaborativa de problemas e a construção ativa de conhecimentos. Assim, a metodologia demonstrou ser uma alternativa promissora no ensino de frações para estudantes do Curso Normal.

Author Biographies

Dulce Carneiro Barp, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul

a

Elisa Boff, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul

a

Downloads

Published

12/24/2024

How to Cite

Carneiro Barp, D., & Boff, E. (2024). Mapas conceituais e aprendizagem significativa: uma experiência com frações no curso Normal . Scientia Cum Industria, 13(2), e241314. https://doi.org/10.18226/23185279.e241314

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics