Mapas conceituais e aprendizagem significativa: uma experiência com frações no curso Normal
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e241314Keywords:
Unidade de ensino potencialmente significativa, aprendizagem significativa, frações, aprendizagem ativaAbstract
Estudantes concluintes do terceiro ano do Curso Normal enfrentam dificuldades no entendimento do conceito de frações, essencial na Matemática e com diversas aplicações práticas. Este estudo avaliou a contribuição de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para a promoção da aprendizagem significativa sobre frações, nesse contexto. A pesquisa, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, foi conduzida com quatorze estudantes da disciplina de Didática da Matemática no Instituto Estadual de Educação Irmão Getúlio. A UEPS incluiu estratégias de aprendizagem ativa, como mapas conceituais, autoavaliação e exercícios aplicados, utilizando instrumentos diagnósticos. A análise dos dados baseou-se em uma adaptação da Taxonomia Topológica de Cañas e colaboradores. Os resultados evidenciam que a metodologia adotada favoreceu o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa, além de estimular posturas críticas, reflexivas e colaborativas nos estudantes. Os mapas conceituais mostraram-se ferramentas eficazes para avaliação e organização do conhecimento. Conclui-se que a aplicação da UEPS incentivou maior autonomia e engajamento dos estudantes, promovendo a resolução colaborativa de problemas e a construção ativa de conhecimentos. Assim, a metodologia demonstrou ser uma alternativa promissora no ensino de frações para estudantes do Curso Normal.
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Copyright (c) 2024 Dulce Carneiro Barp, Elisa Boff
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