O COMBATE ÀS FAKE NEWS A PARTIR DO DEVER FUNDAMENTAL DE PRESERVAÇÃO AO MEIO VIRTUAL
DOI:
https://doi.org/10.18226/22370021.v12.n3.09Palabras clave:
Deveres fundamentais. Fake news. Meio ambiente equilibrado. Direito digital. Direito Internacional.Resumen
No presente artigo, parte-se do entendimento da internet inserida no contexto do meio ambiente equilibrado, sendo tratada como meio digital. A disseminação de notícias falsas é um grande empecilho para o acesso à informação no meio digital e para o equilíbrio deste. Em razão disso, por meio do estudo da temática dos deveres fundamentais, busca-se trabalhar ações que os indivíduos podem realizar tendo em vista o dever fundamental de proteção do meio ambiente ecologicamente equilibrado. É utilizado o método dedutivo, além de pesquisas bibliográficas e análise de dados estatísticos. O texto faz uma abordagem transnacional da internet, isto é, analisa seu contexto nos tratados internacionais. Concluiu-se que existem medidas a curto e médio prazo que podem ser tomadas pelos indivíduos para combater as fake news e garantir a preservação do meio digital, além de existir a necessidade de uma abordagem transnacional deste fenômeno.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Direito Ambiental e Sociedade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.