A cobrança pelo uso da água como instrumento de gestão de recursos hídricos

Autores/as

  • Maria Clara Lucena Dutra de Almeida Brito
  • Júlio César de Aguiar

Palabras clave:

Águas. Cobrança pelo uso de recursos hídricos. Externalidades. Política Nacional de Recursos Hídricos. Políticas Públicas.

Resumen

As reservas hídricas do mundo têm encolhido gradativamente, a indicar que a escassez de água, em um futuro próximo, será inevitável para a maioria da população mundial. O Brasil tem reserva de água importante, mas precisa diagnosticar, com eficiência, como está em termos de regulação, fiscalização e controle de políticas de consumo, dentre eles a implantação de adequada cobrança pelo uso da água, um significativo instrumento para melhor gestão dos recursos hídricos e objeto principal do estudo do presente artigo. Após coleta de dados, verificou-se que, no Brasil, o instrumento de cobrança ainda é pouco utilizado pela União e estados-membros. O presente trabalho, além de demonstrar a intrínseca relação entre a cobrança pela utilização de recurso natural com a valorização do bem e seu uso racional, pretende divulgar como tal arrecadação serve de instrumento para a efetivação de políticas macroeconômicas de gestão de recursos hídricos.

Publicado

2019-10-28

Cómo citar

de Almeida Brito, M. C. L. D., & de Aguiar, J. C. (2019). A cobrança pelo uso da água como instrumento de gestão de recursos hídricos. Revista Derecho Ambiental & Sociedad, 9(2). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/7881

Artículos similares

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.