Proposta de transversalidade curricular para a execução de ações de educação ambiental desenvolvidas no ensino fundamental em uma escola no recôncavo baiano
Palabras clave:
Ações ambientais, educação ambiental crítica, transversalidade curricularResumen
A Educação Ambiental apresenta-se como uma das formas de enfrentamento dos problemas socioambientais mesmo sob um cabedal de abordagens possíveis. Assim, o presente estudo apoiou-se na vertente crítica de Educação Ambiental como forma de resposta ao problema: como pode ser gerada uma proposta de transversalidade curricular para ações de Educação Ambiental nas práticas pedagógicas do 6º ano, de modo a possibilitar o pensamento socioambiental mais efetivo? Para tanto, o objetivo foi elaborar uma proposta de transversalidade curricular para a criação de uma consciência socioambiental positiva. A abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental foi o trajeto percorrido. Os dados da pesquisa foram analisados por meio da análise de conteúdo com leitura atenta e profunda do documento levando-se em conta os aspectos: contexto, autor, autenticidade e confiabilidade do texto, natureza do texto, os conceitos-chave e a lógica interna do texto. O estudo concluiu que a instituição ainda apresentava uma visão conservacionista e naturalista de Educação Ambiental. Chegou-se assim, à elaboração de uma proposta de transversalidade curricular para a efetivação da Educação Ambiental, de forma crítica, com caráter transformador e com possibilidades de realização de ações socioambientais mais efetivas, partindo do pressuposto do ensino através da transversalidade em conformidade com o currículo escolar adotado. Entendeu-se que há possibilidade de que, com a proposta de transversalidade curricular, ocorra o início de uma nova realidade socioambiental sustentável valendo-se das mais variáveis formas de abordagem que possibilitem a reflexão, a criticidade e a transformação do contexto socioambiental.Descargas
Citas
ANTUNES, P. A formação da Política Nacional do Meio Ambiente. Revista direito das Políticas Públicas, v. 1, n. 1, p. 7-28, 2019.
APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo, Atlas, 2009.
BARBOSA, G.; DE OLIVEIRA, C. Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 37, n. 1, p. 323-335, 2020.
BEHREND, D.; COUSIN, C.; GALIAZZI, M. Base Nacional Comum Curricular: o que se mostra de referência à educação ambiental? Ambiente & Educação, v. 23, n. 2, p. 74-89, 2018.
BENACHIO, M. et al. Viveres e práticas em educação ambiental nas escolas municipais de São Gabriel do Oeste MS. Dissertação de mestrado.2012
BÖLTER, S.; NOGUEIRA, S. Educação ambiental e os desafios para o desenvolvimento sustentável. Ambiente & Educação, v. 23, n. 2, p. 452-465, 2018.
BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF.
_________. Lei 9.394/96. Lei de diretrizes e bases da educação nacional, 1996.
_________. Lei 9.795/99. Política Nacional de Educação Ambiental, 1999.
_________. Lei nº 6.938 de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, 1981.
_________. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: CRESWELL, J. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Trad. Magda Lopes. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
CRUZ, M. V. S. Análise crítica de documentos sobre educação ambiental do MEC e do MMA. 2018. 162 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Sandra Netz. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FRANCISCO, P. Laudato si: Cuidando do nosso lar comum. Nosso visitante de domingo, 2015.
GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª edição. Atlas, 2017.
GOMES, C. A transversalização curricular da educação ambiental na disciplina de ensino religioso: uma análise a partir do olhar dos professores que atuam na rede municipal de ensino de Curitiba-PR.2020. 233 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná - UFP, Curitiba, PR, 2020.
GUIMARÃES, M. Educação Ambiental Crítica. In: LAYTARGUES, P. P. (ORG.) Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: MMA. Diretoria de Educação Ambiental, 2004.
GUIMARÃES, M. Por uma educação ambiental crítica na sociedade atual. Revista Margens Interdisciplinar, v. 7, n. 9, p. 11-22, 2013.
KRIPKA, Rosana.; SCHELLER, M.; B., Danusa de Lara. Pesquisa documental na pesquisa qualitativa: conceitos e caracterização. Revista de investigaciones UNAD, v. 14, n. 2, p. 55-73, 2015.
LAYRARGUES, P. A função social do ecoturismo. Boletim Técnico do Senac, v. 30, n. 1, p. 38-45, 30 abr. 2004
LAYRARGUES, P. LIMA Gustavo. Mapeando as macro-tendências político- pedagógicas da Educação Ambiental contemporânea no Brasil. Ambiente & Sociedade, São Paulo, vol. 17, Nº 1, p. 23-40, jan-mar. 2014.
MARQUES, R.; RAIMUNDO, J.; XAVIER, Claudia. Educação Ambiental: Retrocessos e contradições na Base Nacional Comum Curricular. Interfaces da Educação, v. 10, n. 29, p. 445-467, 2019.
OLIVEIRA, L. Educação ambiental no âmbito escolar: análise do desenvolvimento da elaboração e aprovação da base nacional comum curricular (BNCC). 2019
PRESTINI, S. Transversalidade e temas transversais na formação inicial do professor de matemática. Curitiba: UFPR, 2005.
SÁ-SILVA, J.; ALMEIDA, C.; GUINDANI, J. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista brasileira de história & ciências sociais, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2009.
SAUVE, L. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In: SATO, M.;
CARVALHO, I. (Orgs.). Educação Ambiental - pesquisas e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005.
SILVA, S.; LOUREIRO, C. As Vozes de Professores-Pesquisadores do Campo da Educação Ambiental sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação Infantil ao Ensino Fundamental. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, 2020.
TOZONI-REIS, M. Pesquisa-ação em Educação Ambiental. Pesquisa em Educação Ambiental. São Paulo, vol. 3, n. 1, pp. 155-169, 2008.
VEIGA, I. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 29ª ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2011.
WOLLMANN, E.; SOARES, F.; ILHA, P. As percepções de Educação Ambiental e Meio ambiente de professoras das séries finais e a influência destas em suas práticas docentes. Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências, v. 15, n. 2, p. 387-405, 2015.
YUS RAMOS, R. Temas transversais: a escola da ultramodernidade. Pátio: revista pedagógica, v. 2, n. 5, p. 8-11, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Direito Ambiental e Sociedade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.