Proposta de transversalidade curricular para a execução de ações de educação ambiental desenvolvidas no ensino fundamental em uma escola no recôncavo baiano

Autores/as

Palabras clave:

Ações ambientais, educação ambiental crítica, transversalidade curricular

Resumen

A Educação Ambiental apresenta-se como uma das formas de enfrentamento dos problemas socioambientais mesmo sob um cabedal de abordagens possíveis. Assim, o presente estudo apoiou-se na vertente crítica de Educação Ambiental como forma de resposta ao problema: como pode ser gerada uma proposta de transversalidade curricular para ações de Educação Ambiental nas práticas pedagógicas do 6º ano, de modo a possibilitar o pensamento socioambiental mais efetivo? Para tanto, o objetivo foi elaborar uma proposta de transversalidade curricular para a criação de uma consciência socioambiental positiva. A abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo a partir de uma pesquisa bibliográfica e documental foi o trajeto percorrido. Os dados da pesquisa foram analisados por meio da análise de conteúdo com leitura atenta e profunda do documento levando-se em conta os aspectos: contexto, autor, autenticidade e confiabilidade do texto, natureza do texto, os conceitos-chave e a lógica interna do texto. O estudo concluiu que a instituição ainda apresentava uma visão conservacionista e naturalista de Educação Ambiental.  Chegou-se assim, à elaboração de uma proposta de transversalidade curricular para a efetivação da Educação Ambiental, de forma crítica, com caráter transformador e com possibilidades de realização de ações socioambientais mais efetivas, partindo do pressuposto do ensino através da transversalidade em conformidade com o currículo escolar adotado. Entendeu-se que há possibilidade de que, com a proposta de transversalidade curricular, ocorra o início de uma nova realidade socioambiental sustentável valendo-se das mais variáveis formas de abordagem que possibilitem a reflexão, a criticidade e a transformação do contexto socioambiental.

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Biografía del autor/a

Danilo Gramosa Encarnação, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Faculdade Maria Milza (FAMAM) - 2021, possui pós-graduação em Metodologia da Pesquisa pela Faculdade Maria Milza (FAMAM) - 2015, pós-graduação em Linguagem, Educação e Sociedade pelo Instituto Superior de Ensino Eugênio Gomes (ISEGO) - 2010 e Graduação Plena em Licenciatura em Letras Vernáculas - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - 2008. 

Cláudia Cecilia Jacobi, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (1992) e mestre em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Trabalhou em escolas de idiomas como professora, coordenadora e formadora de professores (inglês, espanhol). Foi professora assistente doutor e coordenadora do curso de Letras Espanhol da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e autora de livros didáticos para o ensino de espanhol como língua estrangeira. Atualmente trabalha na Faculdade Maria Milza lecionando disciplinas relacionadas à leitura e produção de textos acadêmicos em inglês e português. Tradutora inglês-espanhol-português de textos científicos;

Fernando Oliveira Piedade, Federal Institute of São Paulo

Professor de Direito do Instituto Federal de São Paulo. Doutor em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2019). Mestrado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2015), com bolsa CAPES\PROSUP, na linha de pesquisa: Políticas Públicas de Inclusão Social. Graduação em Direito pela Faculdade Estácio de São Luís (2012). Graduado em Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Português e Espanhol pela Faculdade Santa Fé (2007), com bolsa PROUNI-INTEGRAL. Pós-graduação lato-sensu em Metodologia da Língua Espanhola pela Faculdade Santa Fé. Foi coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Maria Milza - UNIMAM. Foi Professor participante externo do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente do Centro Universitário Maria Milza - UNIMAM. É parecerista da Revista Textura - ISSN 2447-9934. Coordenador do grupo de estudo NEJUR - Núcleo de Estudo em Justiça Restaurativa. Integrante do grupo de pesquisa Cidadania e Políticas Públicas, vinculado ao programa de mestrado da UNISC-RS. Pesquisador em Justiça Restaurativa, com interesse nas questões raciais, sistema punitivo, violência de gênero. Atua na área de Língua Portuguesa e Língua Espanhola desde (2008). Na área do Direito, desde (2015), com atuação em: Direito Penal, Criminologia, Direitos Humanos, Introdução ao Direito, Execução Penal, Direito Administrativo, Direito Constitucional. Área de atuação em Letras: Língua Portuguesa e Linguística. Foi professor de Língua Espanhola do Ensino Médio da rede particular no Estado do Maranhão(2008). Foi professor contratado de Língua Espanhola do Ensino Médio no Estado do Maranhão (2009). Foi professor substituto da Universidade Estadual do Maranhão ? UEMA, nas seguintes disciplinas: Linguística, Leitura e Produção de Texto, Língua Portuguesa, Semântica, Morfologia, Fonética, Estágio Curricular de Língua Portuguesa. Trabalhou nos programas de Formação de professores da Universidade Estadual do Maranhão, entre eles: 1. PQD ? Programa de Qualificação Docente da Docente, nas disciplinas: Língua Espanhola e Literatura Espanhola. 2. Programa Darcy Ribeiro, nas disciplinas: Linguística, Leitura e Produção de Texto, Língua Portuguesa, Semântica, Morfologia, Fonética, Língua Espanhola, Metodologia da Pesquisa Científica, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura e Cultura Afro-brasileira, Didática, Planejamento, entre outras. Trabalhou nos programas de Formação Inicial e Continuada, Presencial e a Distância, de Professores para a Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Maranhão na área de Língua Espanhola e na UESPI- Universidade Estadual do Piauí, na área de língua e literatura espanhola. Trabalhou na Coordenação Técnico Pedagógica ? CTP, na Universidade Estadual do Maranhão 2015-2016, com função de assessor pedagógico, com a incumbência de análise e organização dos Projetos Pedagógicos. Teve projeto aprovado de acordo com o edital nº002\2015 da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA para concessão de recurso financeiro para realizar o I simpósio Sistema Punitivo e Violência de gênero: ressignificando o conceito de cidadania a partir da Justiça Restaurativa.

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Publicado

2024-12-12

Cómo citar

Encarnação, D. G., Jacobi, C. C., & Piedade, F. O. (2024). Proposta de transversalidade curricular para a execução de ações de educação ambiental desenvolvidas no ensino fundamental em uma escola no recôncavo baiano. Revista Derecho Ambiental & Sociedad, 14(1), 1–23. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/11147

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