Curricular transversality proposal for the execution of environmental education actions developed in elementary school in a school in bahia’s recôncavo

Authors

Keywords:

environmental actions, Critical environmental education, Curricular transversality

Abstract

Environmental Education presents itself as one of the ways of coping with socio-environmental problems even under a range of possible approaches. Thus, the present study was based on the critical aspect of Environmental Education as a way of responding to the problem: how can a proposal for a curricular transversality for Environmental Education actions be generated in the pedagogical practices of the 6th year in order to enable more effective socio-environmental thinking ? For that, the objective was to elaborate a proposal of curricular transversality for the creation of a positive socio-environmental conscience. The qualitative approach of exploratory-descriptive character from a bibliographical and documentary research was the path taken. The research data were analyzed through content analysis with careful and in-depth reading of the document, taking into account the following aspects: context, author, authenticity and reliability of the text, nature of the text, key concepts and the internal logic of the text. The study concluded that the institution still had a conservationist and naturalist vision of Environmental Education. It was thus arrived at the elaboration of a proposal of curricular transversality for the realization of Environmental Education, in a critical way, with a transforming character and with possibilities of carrying out more effective socio-environmental actions, based on the assumption of teaching through transversality in accordance with the school curriculum adopted. It was understood that there is a possibility that, with the proposal of curricular transversality, there is the beginning of a new sustainable socio-environmental reality, making use of the most variable forms of approach that enable reflection, criticality and the transformation of the socio-environmental context.

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Author Biographies

Danilo Gramosa Encarnação, Bahia State University

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Faculdade Maria Milza (FAMAM) - 2021, possui pós-graduação em Metodologia da Pesquisa pela Faculdade Maria Milza (FAMAM) - 2015, pós-graduação em Linguagem, Educação e Sociedade pelo Instituto Superior de Ensino Eugênio Gomes (ISEGO) - 2010 e Graduação Plena em Licenciatura em Letras Vernáculas - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - 2008. 

Cláudia Cecilia Jacobi, University of São Paulo

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (1992) e mestre em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Trabalhou em escolas de idiomas como professora, coordenadora e formadora de professores (inglês, espanhol). Foi professora assistente doutor e coordenadora do curso de Letras Espanhol da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e autora de livros didáticos para o ensino de espanhol como língua estrangeira. Atualmente trabalha na Faculdade Maria Milza lecionando disciplinas relacionadas à leitura e produção de textos acadêmicos em inglês e português. Tradutora inglês-espanhol-português de textos científicos;

Fernando Oliveira Piedade, Federal Institute of São Paulo

Professor de Direito do Instituto Federal de São Paulo. Doutor em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2019). Mestrado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2015), com bolsa CAPES\PROSUP, na linha de pesquisa: Políticas Públicas de Inclusão Social. Graduação em Direito pela Faculdade Estácio de São Luís (2012). Graduado em Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Português e Espanhol pela Faculdade Santa Fé (2007), com bolsa PROUNI-INTEGRAL. Pós-graduação lato-sensu em Metodologia da Língua Espanhola pela Faculdade Santa Fé. Foi coordenador do Curso de Direito do Centro Universitário Maria Milza - UNIMAM. Foi Professor participante externo do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente do Centro Universitário Maria Milza - UNIMAM. É parecerista da Revista Textura - ISSN 2447-9934. Coordenador do grupo de estudo NEJUR - Núcleo de Estudo em Justiça Restaurativa. Integrante do grupo de pesquisa Cidadania e Políticas Públicas, vinculado ao programa de mestrado da UNISC-RS. Pesquisador em Justiça Restaurativa, com interesse nas questões raciais, sistema punitivo, violência de gênero. Atua na área de Língua Portuguesa e Língua Espanhola desde (2008). Na área do Direito, desde (2015), com atuação em: Direito Penal, Criminologia, Direitos Humanos, Introdução ao Direito, Execução Penal, Direito Administrativo, Direito Constitucional. Área de atuação em Letras: Língua Portuguesa e Linguística. Foi professor de Língua Espanhola do Ensino Médio da rede particular no Estado do Maranhão(2008). Foi professor contratado de Língua Espanhola do Ensino Médio no Estado do Maranhão (2009). Foi professor substituto da Universidade Estadual do Maranhão ? UEMA, nas seguintes disciplinas: Linguística, Leitura e Produção de Texto, Língua Portuguesa, Semântica, Morfologia, Fonética, Estágio Curricular de Língua Portuguesa. Trabalhou nos programas de Formação de professores da Universidade Estadual do Maranhão, entre eles: 1. PQD ? Programa de Qualificação Docente da Docente, nas disciplinas: Língua Espanhola e Literatura Espanhola. 2. Programa Darcy Ribeiro, nas disciplinas: Linguística, Leitura e Produção de Texto, Língua Portuguesa, Semântica, Morfologia, Fonética, Língua Espanhola, Metodologia da Pesquisa Científica, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura e Cultura Afro-brasileira, Didática, Planejamento, entre outras. Trabalhou nos programas de Formação Inicial e Continuada, Presencial e a Distância, de Professores para a Educação Básica (PARFOR) da Universidade Federal do Maranhão na área de Língua Espanhola e na UESPI- Universidade Estadual do Piauí, na área de língua e literatura espanhola. Trabalhou na Coordenação Técnico Pedagógica ? CTP, na Universidade Estadual do Maranhão 2015-2016, com função de assessor pedagógico, com a incumbência de análise e organização dos Projetos Pedagógicos. Teve projeto aprovado de acordo com o edital nº002\2015 da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA para concessão de recurso financeiro para realizar o I simpósio Sistema Punitivo e Violência de gênero: ressignificando o conceito de cidadania a partir da Justiça Restaurativa.

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Published

2024-12-12

How to Cite

Encarnação, D. G., Jacobi, C. C., & Piedade, F. O. (2024). Curricular transversality proposal for the execution of environmental education actions developed in elementary school in a school in bahia’s recôncavo. Journal of Environmental Law and Society, 14(1), 1–23. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/11147

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