Formal environmental education
the importance of public policies for its effectiveness
DOI:
https://doi.org/10.18226/22370021.v13.n1.02Keywords:
Legislation, Environmental public policies, Development, environment, sustainabilityAbstract
This article discusses the importance of environmental education in society, the environment, and sustainable development, and examines how Public Authorities influence the institutionalization of environmental protection policies. Using the hypothetical-deductive method and employing the bibliographic and documental methodology, it is demonstrated that the normative implementation is one of the stages that make up the institutionalization of public policies, which as a result, is expected to materialize into concrete actions in society. The article also evaluates existing legislation, treaties, and conventions and highlights national trends in formal environmental education for sustainable development.
References
ARAÚJO, O. B. Governo planetário: ficção ou realidade? Rio de Janeiro: Albatroz, 2018. 156p.
BARCHI, R. Educação ambiental e (eco) governamentalidade. Ciência e Educação, Bauru, v. 22, n.3, p. 635-650, 2016.
BIZAWU, K.; FERREIRA, A. B. B. Desafios da Educação Ambiental no Estado Socioambiental de Direito. Thesis Juris, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 41-60, 2015.
BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 97p.
BRASIL. Constituição Da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 05 de outubro de 1988. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Decreto Legislativo nº 2, de 03 de fevereiro 1994. Aprova o texto do Convenção sobre Diversidade Biológica, assinada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada na Cidade do Rio de Janeiro, no período de 5 a 14 de junho de 1992. Diário Oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Legislativo, Brasília, DF, 02 de fevereiro de 1994. Seção 1, p. 1693.
BRASIL. Decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002. Regulamenta a Lei no 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 jun. 2002. Seção 1, p. 13.
BRASIL. Decreto nº 8.892, de 27 de outubro de 2016. Cria a Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Diário Oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 31 de outubro de 2016. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Diário Oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 02 de setembro de 1981. Seção 1, p. 16509.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 de dezembro de 1996. Seção 1, p. 27833.
BRASIL. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 18 de abril de 1999. Seção 1, p. 1.
BRASIL. Lei nº 10.172/2001, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 10 jan. 2001. Seção 1.
BRASIL. Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Diário Oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 18 de junho de 2012. Seção 1, p. 70.
BRASIL. Resolução nº 422, de 23 de março de 2010. Estabelece diretrizes para as campanhas, ações e projetos de Educação Ambiental, conforme Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, e dá outras providências. Diário Oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 de março de 2010. Seção 1, p. 91.
CARVALHO, A. V. Educação Ambiental no Desenvolvimento Sustentável Municipal. Desafios, Palmas, v. 2, n. 1, p. 97-108, 2015.
DEGGERONI, C. A. A. L. A Constituição e a Educação Ambiental: um diálogo entre o Direito e a Geografia. Porto Alegre: PUCRS, 2016. 30p.
DIAS, D. S. S.; CARNEIRO, S. M. M. Projeto Cidadão Ambiental Mirim: contribuições à Educação Ambiental no ensino fundamental. Educação, Santa Maria, v. 41, n. 2, p. 399-410, 2016.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. 9ed. São Paulo: Editora Gaia, 2004. 552p.
DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educação Social, Campinas, v. 28, n. 100, p. 921-946, 2007.
FRANÇA, J. P.; SOUZA NETO, L. T. O Calendário Ecológico Escolar: uma experiência de Educação Ambiental no ensino fundamental. Holos, Natal, v. 6, n. 31, p. 390-401, 2015.
FREITAS, M. A educação para o desenvolvimento sustentável e a formação de educadores/professores. Perspectiva, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 547-575, 2004.
GONÇALVES, A. C. G.; DIAS, C. M. S.; MOTA, M. R. A. Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade. Educação Temática Digital, Campinas, v. 16, n. 3, p. 551-569, 2014.
KOLBERT, E. A sexta extinção: uma história não natural. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2015, 31p.
LAYRARGUES, P. P. Educação para gestão ambiental: a cidadania no enfrentamento político dos conflitos socioambientais. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. Sociedade e Meio Ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, 2000. p. 87-155.
MACAYA, J. F. M.; CANTONI, S. L.; MARTINS JÚNIOR, J. M. 17 objetivos para transformar nosso mundo: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Panorama setorial da Internet. v. 9. Brasília, n. 1, 2017. p. 1-18.
MEC. Ministério da Educação e Cultura. Parecer nº 226, de 11 de março de 1987. Estabelece a necessidade de inclusão da Educação Ambiental nos currículos escolares de 1o e 2o Graus. Diário Oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 11 de março de 1987.
MENEZES, H. Z.; MINILLO, X. K. Pesquisa e extensão como contribuição da universidade na implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) no Brasil. Meridiano 47, Brasília, v. 18, [s. n.], p. 01-16, 2017.
MMA. Ministério do Meio Ambiente. Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA). 3ed. Brasília: MMA, 2005. 102p.
NERY-SILVA, A. C. Agentes/Atores Envolvidos na Institucionalização de Políticas Públicas de Educação Ambiental no Brasil e a Necessidade do Diálogo Entre Eles. Cadernos CIMEAC, Uberaba, v. 6, n. 1, p. 65-90, 2016.
NOVELINO, M.; CUNHA JUNIOR, D. Constituição Federal para Concursos. 2ed. Salvador: JusPodivm, 2011, 1136p.
ONU-BR. Nações Unidas no Brasil. Roteiro para a Localização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Implementação e Acompanhamento no nível subnacional. Rio de Janeiro: ONUBR, 2016. 82p.
ONU. Organização das Nações Unidas (United Nations). Conference on Biological Diversity, 10, 2010, Nagoya. Proceedings... Nagoya: Convention on Biological Diversity (CBD), 2010. Disponível em: <https://www.cbd.int/sp/targets/>. Acesso em set. 2019.
SARLET, I. W. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 12ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015, 512p.
SÉGUIN, E. Direito ambiental: nossa casa planetária. 3ed. Rio de Janeiro: Forense, 2006, 480p.
SILVA, L. N. R.; CALIXTO, P. M. Educação Ambiental na escola: promovendo e valorizando o sujeito e o ambiente. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 2, p. 25-36, 2017.
SILVA JUNIOR, I. S. A Educação ambiental como meio para a concretização do desenvolvimento sustentável. Revista Direito Público, Brasília, v. 4, n. 17, p. 128-140, 2009.
SORRENTINO, M.; LUCALL, A.Q.; ANDRADE, D. F. O diálogo em processos de políticas públicas de educação ambiental no Brasil. Educação Social, Campinas, v. 33, n. 119, p. 613-630, 2012.
TOLEDO, C. M. Q. Educação: uma nova perspectiva para o Estado Democrático de Direito Brasileiro. São Paulo: Verbatim, 2015, 214p.
UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação e Ciência e Cultura. Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de aprendizagem. Paris: Unesco, 2017, 62p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Journal of Environmental Law and Society
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.