As Imbricações Relacionais entre os Direitos da Sociobiodiversidade e a Biodemocracia: Um olhar sobre a provável tentativa de (Re)Aproximação do ser humano para com a natureza
Palavras-chave:
Biodemocracia. Direitos da Sociobiodiversidade. Monoculturas.Resumo
Com os avanços tecnológicos e o seguimento hegemônico, muitas populações do Sul Social posicionaram-se contrariamente aos saberes da monocultura, visando proteger a biodiversidade e seus conhecimentos tradicionais associados, à medida que encontram-se ameaçados e sofrendo extinções propagadas pelo desenvolvimento desenfreado e a imbricação com os conflitos ambientais. Nesse contexto, coube perquirir em que medida a relação entre os direitos da sociobiodiversidade e da biodemocracia são capazes de disseminar uma provável (re)aproximação do ser humano para com a natureza, superando a perspectiva das monoculturas? Cumpre adotar como teoria de base sistêmico-complexa de Fritjof Capra. O método de abordagem desenvolvido foi o dialético. O procedimento utilizado subdividiu-se em análise bibliográfica e documental. A técnica de pesquisa empregada será a elaboração de resumos e fichamentos. Ademais, o presente artigo foi divido em três capítulos. O primeiro capítulo analisará os direitos da sociobiodiversidade enquanto propulsores das manifestações de diversidades sociais, naturais e culturais. O segundo capítulo explicará a relação do ser humano para com a natureza, um olhar sob a perspectiva da biodemocracia. O terceiro capítulo demonstrará as implicações práticas da resistência às monoculturas: uma análise a partir das facetas da biodemocracia e dos direitos da sociobiodiversidade. Conclui-se que, a ligação dos direitos da sociobiodiversidade e da biodemocracia rechaçam as monoculturas e buscam a (re)aproximação do ser humano para com a natureza, beneficiando-se mutuamente, através do auxilio social, econômico político e cultural, capaz de originar alternâncias de paradigmas, no momento em que os interesses meramente econômicos são superados pelo sentimento de pertencimentos das questões socioambientais.
Registro DOI: 10.18226/22370021.v12.n1.13
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.