Material Potencialmente Significativo no Ensino de Geometria Analítica
Abstract
Este artigo apresenta uma proposta pedagógica, elaborada e aplicada durante o Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática, com o objetivo de construir uma dinâmica para a aprendizagem significativa de Geometria Analítica, buscando relacionar, com diferentes atividades, a Geometria e a Álgebra para produzir não apenas significados, mas também a construção de novos conceitos. A proposta está embasada na Teoria de Aprendizagem Significativa e parte da ideia de que o aluno deve ser o condutor de sua aprendizagem, sendo capaz de desenvolver o próprio conhecimento e tendo o educador o papel de mediador do processo. A proposta teve como princípio a estruturação de um material potencialmente significativo para a construção do conhecimento, com atividades de aprendizagem apoiadas por softwares matemáticos (GeoGebra e GrafEc), com o propósito de investigar possíveis contribuições, possibilidades, desafios e limitação da utilização dessas tecnologias como mediadoras de práticas pedagógicas com foco na aprendizagem significativa.
References
D. P., AUSUBEL. A aprendizagem significativa. Moraes, SP, 1982.
M. A. MOREIRA. M. SALZANO. Aprendizagem significativa: a Teoria de David Ausubel. Ed. Centauro. SP, 2011.
BRASIL-MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL-MEC. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. V. 2, Brasília: MEC/SEF, 2006.
GEOGEBRA. Disponível em: https://www.geogebra.org/material/show/id/124609 Acesso em 22 de setembro de 2017.
GRAFEQ. Disponível em: http://www.peda.com/grafeq/ Acesso em 22 de setembro de 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).