Material Potencialmente Significativo no Ensino de Geometria Analítica

Authors

  • Kelly Pastorello Universidade de Caxias do Sul
  • Rafaela Regina Fabro Universidade de Caxias do Sul
  • Laurete Zanol Sauer Universidade de Caxias do Sul
  • Isolda Gianne de Lima Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Este artigo apresenta uma proposta pedagógica, elaborada e aplicada durante o Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática, com o objetivo de construir uma dinâmica para a aprendizagem significativa de Geometria Analítica, buscando relacionar, com diferentes atividades, a Geometria e a Álgebra para produzir não apenas significados, mas também a construção de novos conceitos. A proposta está embasada na Teoria de Aprendizagem Significativa e parte da ideia de que o aluno deve ser o condutor de sua aprendizagem, sendo capaz de desenvolver o próprio conhecimento e tendo o educador o papel de mediador do processo. A proposta teve como princípio a estruturação de um material potencialmente significativo para a construção do conhecimento, com atividades de aprendizagem apoiadas por softwares matemáticos (GeoGebra e GrafEc), com o propósito de investigar possíveis contribuições, possibilidades, desafios e limitação da utilização dessas tecnologias como mediadoras de práticas pedagógicas com foco na aprendizagem significativa.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v5iss3p176

References

D. P., AUSUBEL. A aprendizagem significativa. Moraes, SP, 1982.

M. A. MOREIRA. M. SALZANO. Aprendizagem significativa: a Teoria de David Ausubel. Ed. Centauro. SP, 2011.

BRASIL-MEC. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL-MEC. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. V. 2, Brasília: MEC/SEF, 2006.

GEOGEBRA. Disponível em: https://www.geogebra.org/material/show/id/124609 Acesso em 22 de setembro de 2017.

GRAFEQ. Disponível em: http://www.peda.com/grafeq/ Acesso em 22 de setembro de 2017.

Downloads

Published

2018-01-23

How to Cite

Pastorello, K., Fabro, R. R., Sauer, L. Z., & Lima, I. G. de. (2018). Material Potencialmente Significativo no Ensino de Geometria Analítica. Scientia Cum Industria, 5(3), 176–180. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/5826

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha