Material Potencialmente Significativo para o Ensino da Equação da Circunferência
Abstract
Esse artigo apresenta a elaboração e avaliação de uma sequência didática aplicada em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola do município de Farroupilha/RS. Com o objetivo de abordar a Equação da Circunferência utilizou-se situações problemas da realidade do estudante e da cidade, buscando relacionar, através do uso do GPS, a geometria e a álgebra. A sequência está embasada na Teoria de Aprendizagem Significativa, de Ausubel [1] e parte da ideia de que o estudante é capaz de desenvolver o próprio conhecimento sendo o educador o mediador do processo. A proposta se baseou em um Material Potencialmente Significativo elaborado pelas autoras, conforme proposto por Moreira [2], a fim de colaborar no processo de construção do conhecimento e também propor atividades que envolvam localizações através do GPS, com o propósito de investigar as possíveis contribuições na utilização desta tecnologia. A análise apontou que o desenvolvimento da proposta contribuiu na compreensão algébrica e geométrica da Equação da Circunferência, assim como proporcionou em sala de aula um ambiente propício à geração e construção coletiva de conceitos, identificada pelas interações, pelos diálogos e principalmente pela troca de experiências entre os estudantes.
References
D. P., AUSUBEL. A aprendizagem significativa. Moraes, SP, 1982.
M. A. MOREIRA. M. SALZANO. Aprendizagem significativa: a Teoria de David Ausubel. Ed. Centauro. SP, 2011.
BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 2006. 135 p. vol. 2.
MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2. ed. rev. Ijuí: Unijui,2011.
As aventuras do Geodetevive 6: GPS. COSTA, Sueli Série matemática Multimídea. Aprox. 10 minutos. Campinas – SP. Disponível em http://m3.ime.unicamp.br/recursos/1107 Acesso em: 19 de junho de 2017
NUNCIO, Ariane Pegoraro. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas para o Corpo Humano no Ensino de Ciências. Scientia Cum Industria, V.4, N.4, 212—215, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).