Material Potencialmente Significativo para o Ensino da Equação da Circunferência

Authors

  • Rafaela Regina Fabro Universidade de Caxias do Sul
  • Laurete Zanol Sauer Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Esse artigo apresenta a elaboração e avaliação de uma sequência didática aplicada em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola do município de Farroupilha/RS. Com o objetivo de abordar a Equação da Circunferência utilizou-se situações problemas da realidade do estudante e da cidade, buscando relacionar, através do uso do GPS, a geometria e a álgebra. A sequência está embasada na Teoria de Aprendizagem Significativa, de Ausubel [1] e parte da ideia de que o estudante é capaz de desenvolver o próprio conhecimento sendo o educador o mediador do processo. A proposta se baseou em um Material Potencialmente Significativo elaborado pelas autoras, conforme proposto por Moreira [2], a fim de colaborar no processo de construção do conhecimento e também propor atividades que envolvam localizações através do GPS, com o propósito de investigar as possíveis contribuições na utilização desta tecnologia. A análise apontou que o desenvolvimento da proposta contribuiu na compreensão algébrica e geométrica da Equação da Circunferência, assim como proporcionou em sala de aula um ambiente propício à geração e construção coletiva de conceitos, identificada pelas interações, pelos diálogos e principalmente pela troca de experiências entre os estudantes.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v5iss3p199

References

D. P., AUSUBEL. A aprendizagem significativa. Moraes, SP, 1982.

M. A. MOREIRA. M. SALZANO. Aprendizagem significativa: a Teoria de David Ausubel. Ed. Centauro. SP, 2011.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEF, 2006. 135 p. vol. 2.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 2. ed. rev. Ijuí: Unijui,2011.

As aventuras do Geodetevive 6: GPS. COSTA, Sueli Série matemática Multimídea. Aprox. 10 minutos. Campinas – SP. Disponível em http://m3.ime.unicamp.br/recursos/1107 Acesso em: 19 de junho de 2017

NUNCIO, Ariane Pegoraro. Unidades de Ensino Potencialmente Significativas para o Corpo Humano no Ensino de Ciências. Scientia Cum Industria, V.4, N.4, 212—215, 2016.

Downloads

Published

2018-05-03

How to Cite

Fabro, R. R., & Sauer, L. Z. (2018). Material Potencialmente Significativo para o Ensino da Equação da Circunferência. Scientia Cum Industria, 5(3), 199–204. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/5825

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha