Investigação Matemática na Educação Infantil

Authors

  • Naiane Ferreira Portela Erthal Escola Municipal de Educação Infantil Governador Synval Guazzelli, Vacaria, RS
  • Laurete Zanol Sauer Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino por investigação na educação infantil, com base em concepções e contribuições desse processo de ensino e aprendizagem a partir de um planejamento investigativo, para crianças de 5 anos de uma turma de Pré II, em uma escola de educação infantil do município de Vacaria – RS. Planejou-se repensar sua relevância para a organização do trabalho pedagógico a fim de promover o seu espaço no âmbito educacional. Na análise da prática realizada concluiu-se que o processo de investigação pode propiciar que a criança aprenda sobre o mundo, compreendendo o próprio corpo. Com efeito, as práticas realizadas em contexto de ensino por investigação, vivenciadas pelas crianças, trouxeram à tona imaginação e curiosidade, à medida que exploraram os espaços e tentaram solucionar os problemas, demonstrando segurança e confiança.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v10iss1p78

References

L. V. Vygotsky. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Brasil. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018.

L. H. Sasseron. Fundamentos teórico-metodológico para o ensino de ciênicas: a sala de aula. USP. Disponível em: < https://eaulas.usp.br/portal/course.action?course=4422>. Acesso: 27 jan; 2023.

A. M. P. Carvalho. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

P. Fochi. O brincar heurístico na creche: percursos pedagógicos no Observatório da Cultura Infantil – OBECI. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2018.

S. Lorenzato. Educação Infantil e Percepção Matemática. Campinas/SP. Autores Associados, 2008.

G. Êlmor Filho, L. Z. Sauer, N. N. Almeida and V. Villas-Boas. Uma nova sala de aula é possível: Aprendizagem ativa na Educação em Engenharia. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

Downloads

Published

2023-01-27

How to Cite

Erthal, N. F. P., & Sauer, L. Z. (2023). Investigação Matemática na Educação Infantil. Scientia Cum Industria, 10(1), 78–82. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/11262

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha