Investigação Matemática na Educação Infantil
Abstract
Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de ensino por investigação na educação infantil, com base em concepções e contribuições desse processo de ensino e aprendizagem a partir de um planejamento investigativo, para crianças de 5 anos de uma turma de Pré II, em uma escola de educação infantil do município de Vacaria – RS. Planejou-se repensar sua relevância para a organização do trabalho pedagógico a fim de promover o seu espaço no âmbito educacional. Na análise da prática realizada concluiu-se que o processo de investigação pode propiciar que a criança aprenda sobre o mundo, compreendendo o próprio corpo. Com efeito, as práticas realizadas em contexto de ensino por investigação, vivenciadas pelas crianças, trouxeram à tona imaginação e curiosidade, à medida que exploraram os espaços e tentaram solucionar os problemas, demonstrando segurança e confiança.
References
L. V. Vygotsky. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Brasil. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2018.
L. H. Sasseron. Fundamentos teórico-metodológico para o ensino de ciênicas: a sala de aula. USP. Disponível em: < https://eaulas.usp.br/portal/course.action?course=4422>. Acesso: 27 jan; 2023.
A. M. P. Carvalho. Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
P. Fochi. O brincar heurístico na creche: percursos pedagógicos no Observatório da Cultura Infantil – OBECI. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2018.
S. Lorenzato. Educação Infantil e Percepção Matemática. Campinas/SP. Autores Associados, 2008.
G. Êlmor Filho, L. Z. Sauer, N. N. Almeida and V. Villas-Boas. Uma nova sala de aula é possível: Aprendizagem ativa na Educação em Engenharia. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).