APOLLO-PET: Uma proposta interdisciplinar à luz da BNCC
Abstract
É inegável a importância das Ciências Exatas para o entendimento dos fenômenos que nos causam curiosidade, que promovem a evolução humana e que, juntamente com a educação social e cultural, formam os pilares para que as crianças e os jovens se apropriem do conhecimento e sejam protagonistas da construção de seu futuro. O presente trabalho traz uma proposta alinhada com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com a apresentação de alternativa para diversificar a abordagem dos conteúdos contidos nos livros didáticos, utilizando estratégias de aprendizagem ativa e atividades experimentais. Acredita-se que esta é uma forma de contribuir para o aprimoramento das propostas metodológicas interdisciplinares, promover a interação social, despertar o interesse dos jovens pela investigação, preconizar a importância de atividades experimentais e incentivar os estudantes a participarem das Competições Regionais de Foguetes. O projeto de construção de um foguete de garrafa pet será realizado por meio de uma sequência didática, a ser aplicada em turmas de primeiro ano do Ensino Médio, possibilitando que sejam exploradas as inter-relações entre Física, História e Matemática, através do estudo da aplicação de foguetes nas guerras e corrida espacial. Esta proposta pode ser utilizada como alternativa ao ensino tradicional, para amenizar as dificuldades dos estudantes em compreender fenômenos e aplicar os conceitos estudados em sala de aula, de forma prática, através da motivação e do envolvimento, característicos de atividades experimentais. Além disso, sugere-se a possibilidade de uma abordagem interdisciplinar, que promova o aporte de diferentes pontos de vista para uma aprendizagem significativa e contextualizada.
References
S. M. Arruda e C. E. Laburú. Considerações sobre a Função do Experimento no Ensino de Ciências. Ciência e Educação (UNESP), Bauru, v. 2, p. 14-24, 1996.
I. Roitman. A educação científica no Brasil. Jornal online Pensar a Educação em Pauta. Disponível em: <http://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/isaac-roitman-27-mar-2015/>. Acesso: 09 mar.2019.
A. Gaspar. Cinquenta anos de Ensino de Física: Muitos equívocos, alguns acertos e a necessidade do resgate do papel do professor; Artigo apresentado no XV Encontro de Físicos do Norte e Nordeste; 2002.
P. Freire. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998. 25 ª ED.
A. M. P. Carvalho. As Práticas Experimentais no Ensino de Física. In CARVALHO, Anna, M. P. (org) Ensino de Física. Coleção Ideias em Ação. São Paulo: Cengage Fearsing, 2010, pg. 53–78.
D. P. Ausubel, J. D. Novak e H. Hanesian. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
J. Piaget. Problémes Géneraux de la Recherche Interdisciplinaire et Mécanismes Communs. In: PIAGET, J., Épistémologie des Sciences de l'Homme. Paris: Gallimard, 1981.
L. S. Vygotsky, M. Cole, V. John-Steiner, S. Scribner e E. Souberman. (1980) Mind in Society – The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge MA: Harvard University Press.
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017). Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc>. Acesso: 24 ago.2018.
A. F. B. Daher e V. M. Machado. Atividade Experimental Investigativa – uma possibilidade no ensino de Ciências nos anos iniciais. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017.
B. C. Boff, I. A. S. Booth, J. A. Martins e V. Villas-Boas. Núcleos de Apoio ao Ensino de Engenharia: Superando dificuldades para prevenir Evasão. In: XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, 2014, Juiz de Fora. Anais do XLII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Brasilia: ABENGE, 2014.
E. Mazur. Peer Instruction: A Revolução da Aprendizagem Ativa. Porto Alegre: Penso, 2015.
M. A. Moreira. Aprendizagem significativa crítica. Disponível em: . Acesso em: mai. 2018.
M. A. Moreira. Aprendizagem Significativa, Organizadores Prévios, Mapas Conceituais, Diagramas V e Unidades de Ensino Potencialmente Significativas. Porto Alegre, 2011.
M. O. Rocha. Interdisciplinaridade e Aprendizagem Significativa no Contexto da Educação Profissional e Tecnológica do Estado do Paraná. Dissertação de Mestrado em Educação. Pontifícia Universidade Católica De São Paulo (PUC-SP). São Paulo, 2017.
F. M. Dantas e M. A. R. S. Santana. A Interdisciplinaridade como fator de Aprendizagem Significativa. Disponível em: <https://portal.fslf.edu.br/wp-content/uploads/2016/12/A_Interdisciplinaridade.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2020.
F. B. Nascimento e T. S. X. Nascimento. Aprendizagem significativa interdisciplinar: uma experiência com 6º ano do Ensino Fundamental. EBR – Educação Básica Revista, vol.1, n.1, 2015, pg. 143-150.
O. Pombo. Epistemologia da interdisciplinaridade. In: POMBO, O. Interdisciplinaridade, humanismo, universidade. Porto: Campo das Letras, 2004. Disponível em: <http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/investigacao/pontofinal.pdf>. Acesso em: 15 fev.2020.
R. R. Silva, P. F. L. M. Machado e E. Tunes. Experimentar sem medo de errar. In: SANTOS, W. L. P. dos e MALDANER, O. A. Ensino de química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.
Céu de Outubro (1999). Filme. Diretor Joe Johnston, (108 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UEOza5ySnDY&has_verified=1>. Acesso em: 29 jun.2019.
I. S. Araujo, T. E. Oliveira e E. A. Veit. Sala de aula invertida (flipped classroom): Inovando as aulas de física. Física na Escola, v. 14, n. 2, 2016
As 10 Equações que mudaram o mundo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DZEu7rwfGgA>. Acesso em 29 jun.2019.
E. F. Fatareli, L. N. A. Ferreira, J. Q. Ferreira e S. L. Queiroz. Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw no Ensino de Cinética Química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 3, 2010.
C. S. Pôrto. Os Foguetes: história e desenvolvimento (2012). Disponível em: <https://educacaoespacial.files.wordpress.com/2010/10/os-foguetes-ii_revisado.pdf>. Acessado em 29 jun.2019.
Competição Regional de Foguetes – Universidade de Caxias do Sul. Disponível em: <https://www.ucs.br/site/competicao-de-foguetes-2019/>. Acessado em 29 jun.2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).