A Geometria dos Fractais no ensino de Progressões Geométricas

Authors

  • Morgana Bozza Universidade de Caxias do Sul
  • Laurete Zanol Sauer Universidade de Caxias do Sul

Abstract

O presente trabalho apresenta uma estratégia para o ensino e a aprendizagem de sequências numéricas denominadas Progressões Geométricas, na disciplina de Matemática para o Ensino Médio. Para tanto, são descritas algumas construções, gerando fractais, a fim de evidenciar propriedades de tais sequências. O software GeoGebra é utilizado como recurso tecnológico e a estratégia é a da aprendizagem por questionamento. Espera-se que as atividades abordadas possam auxiliar o trabalho pedagógico de professores atuantes no Ensino Médio, de forma a diminuir a defasagem educacional nessa disciplina, tornando-a mais interessante para os estudantes.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v4iss4p252

Author Biography

Morgana Bozza, Universidade de Caxias do Sul

Educação

References

DRUCK, Suely. A crise no Ensino de Matemática no Brasil. Revista do Professor de Matemática, Rio de Janeiro, v. 52, 2003. Acesso em 23 de outubro de 2015. Disponível em: http://www.geocities.ws/ailton_barcelos/Crisematematica.pdf

GODOY, Elenilton Vieira & SANTOS, Vinício de Macedo. O cenário do ensino de Matemática e o debate sobre o currículo de Matemática. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, n. 13, p. 253 – 280, jul. – dez. 2012. Acesso em 23 de outubro de 2015. Disponível em: http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/1590/1462

SCHU, Angela Maria Pacini & PACINI, Anderson Adilson. Análise e representação de progressão aritmética e geométrica com o uso do Microsoft/Excel. Acesso em 05 de janeiro de 2016. Disponível em: http://www.conferencias.ulbra.br/index.php/ciem/vi/paper/viewFile/948/239

CASTELHANO, Paula Cristina de Almeida Maria. Potencialidades de um Curso de Formação sobre o Método de Aprendizagem Ativa no Ensino das Ciências. 266 f. Dissertação de Mestrado – Educação, Universidade de Lisboa, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/17860

FERREIRA, Fernanda Pires. O uso das TIC nas aulas de Matemática na perspectiva do professor. 2013. Acesso em 24 de outubro de 2015. Disponível em: http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/119042/000735662.pdf?sequence=1

MONTEIRO, Bruna Garcia. O uso de material concreto para melhor visualização dos sólidos geométricos. 74 f. Monografia (Graduação) – Coordenação de Matemática, Faculdade de Pará de Minas, 2013. Disponível em: http://www.fapam.edu.br/admin/monografiasnupe/arquivos/31032014215758Monografia_-_Bruna_Garcia_Monteiro.pdf

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros Curriculares Nacionais PCN – Ensino Médio, Brasília: 2002.

Downloads

Published

03/08/2017

How to Cite

Bozza, M., & Sauer, L. Z. (2017). A Geometria dos Fractais no ensino de Progressões Geométricas. Scientia Cum Industria, 4(4), 252–256. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/4927

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha