Curso de formação continuada para professores do Ensino Fundamental: estratégias e métodos de aprendizagem ativa de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e241323Keywords:
Formação Continuada, Aprendizagem Ativa, Ensino de Matemática, Saberes DocentesAbstract
Na busca contínua de melhoria da qualidade de ensino e da valorização do profissional docente, a formação continuada tem assumido um papel de extrema importância. Ela é compreendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos conhecimentos relativos à prática pedagógica e profissional, realizado depois da formação inicial, com a finalidade de assegurar um ensino com mais qualidade aos discentes. O objetivo deste trabalho é apresentar um Curso de Formação Continuada para professores que atuam no Ensino Fundamental, utilizando estratégias e métodos de aprendizagem ativa, com conteúdos relacionados ao componente curricular Matemática. O artigo retrata a construção da proposta aplicada aos docentes durante os cinco encontros de formação, contemplando uma sugestão de planejamento que já foi executado, assim oferecendo um recurso didático a professores, equipes pedagógicas e estudantes de licenciaturas, que possa auxiliá-los a desenvolver na Educação Básica, ambientes de aprendizagem ativa, visando a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, com a utilização de práticas pedagógicas que impulsionem o fazer docente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Senair Antunes Marques, Laurete Zanol Sauer
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).