Curso de formação continuada para professores do Ensino Fundamental: estratégias e métodos de aprendizagem ativa de Matemática

Authors

  • Senair Antunes Marques Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul
  • Laurete Zanol Sauer Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e241323

Keywords:

Formação Continuada, Aprendizagem Ativa, Ensino de Matemática, Saberes Docentes

Abstract

Na busca contínua de melhoria da qualidade de ensino e da valorização do profissional docente, a formação continuada tem assumido um papel de extrema importância. Ela é compreendida como um processo permanente de aperfeiçoamento dos conhecimentos relativos à prática pedagógica e profissional, realizado depois da formação inicial, com a finalidade de assegurar um ensino com mais qualidade aos discentes. O objetivo deste trabalho é apresentar um Curso de Formação Continuada para professores que atuam no Ensino Fundamental, utilizando estratégias e métodos de aprendizagem ativa, com conteúdos relacionados ao componente curricular Matemática. O artigo retrata a construção da proposta aplicada aos docentes durante os cinco encontros de formação, contemplando uma sugestão de planejamento que já foi executado, assim oferecendo um recurso didático a professores, equipes pedagógicas e estudantes de licenciaturas, que possa auxiliá-los a desenvolver na Educação Básica, ambientes de aprendizagem ativa, visando a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, com a utilização de práticas pedagógicas que impulsionem o fazer docente.

Downloads

Published

01/15/2025

How to Cite

Marques, S. A., & Sauer, L. Z. (2025). Curso de formação continuada para professores do Ensino Fundamental: estratégias e métodos de aprendizagem ativa de Matemática. Scientia Cum Industria, 13(2), e241323. https://doi.org/10.18226/23185279.e241323

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics