A “Declaração de Direitos de Liberdade Econômica” (Lei n. 13.874/19) em face da proteção constitucional ao meio ambiente
Palavras-chave:
Declaração de Direitos de Liberdade Econômica. Princípio da Defesa do Meio Ambiente como Princípio Geral da Atividade Econômica. Direito Ambiental Constitucional. Princípio da Prevenção. Estudo Prévio de Impacto Ambiental. Licença Ambiental.Resumo
Publicada dia 20/9/2019, com a finalidade megalomaníaca de estabelecer no plano infraconstitucional, de forma ampla e quase irrestrita, um conjunto de normas jurídicas de proteção à livre-iniciativa e ao livreexercício de atividade econômica, regras normativas, todavia já tratadas satisfatoriamente por nossa Constituição Federal, a Lei 13.874/19, ao tentar disciplinar em inferior plano normativo ordens estruturais de imposições de deveres, bem como incumbências destinadas ao Poder Público vinculadas ao balizamento normativo ambiental, particularmente no que se refere aos atos públicos de liberação, exigidos como condição prévia para o exercício de atividade econômica, viola claramente a cláusula constitucional proclamadorado direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Daí a necessidade de se realizar a presente pesquisa a partir do método hermenêutico, por meio do levantamento dos trabalhos doutrinários elaborados por estudiosos especializados atuantes, no âmbito da matéria investigada. O objetivo é demonstrar que as normas de proteção à livre-iniciativa e ao livre-exercício de atividade econômica já estão suficientemente fixadas em nossa Lei Maior e estão submetidas aos regramentos específicos de proteção ao meio ambiente, determinados superiormente no âmbito do direito ambiental constitucional brasileiro (particularmente os arts. 225, 225, § 1º, IV e 225, § 3º da CF). Restou, pois objetivamente evidenciado, em face do estudo realizado, que as referências ao direito ambiental, estabelecidas na referida Lei 13.874/19, além de despiciendas, são estruturalmente inconstitucionais, induzindo em erro àqueles que pretendem se valer de aludida regra jurídica, visando a interpretar o exercício lícito das atividades econômicas, em harmonia com a defesa do meio ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.