DIREITO HUMANO À SAÚDE E A DIGNIDADE ANIMAL: EXPERIMENTAÇÃO COM ANIMAIS PARA O BENEFÍCIO DA SAÚDE HUMANA E A DIRETRIZ BRASILEIRA REFERENTE AO TRATAMENTO DESTES ANIMAIS
Palavras-chave:
Direito à saúde, Inovação tecnológica, Pesquisa com animais, Dignidade, Diretrizes Brasileiras, direitos humanos.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os padrões éticos de conduta que permitam garantir o cuidado e o manejo ético de animais utilizados para fins de inovação tecnológica, científicos ou didáticos, visando à realização do direito humano à saúde. Propõe-se uma atitude de reconhecimento da dignidade dos não-humanos, ainda que não idêntica àquela dos seres humanos. Discute-se a história da legislação sobre o tema. Por fim, é analisada a Diretriz Brasileira para o Cuidado e a Utilização de Animais para Fins Científicos e Didáticos – DBCA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.