Os novos rumos da Educação Jurídica Superior para a sua efetivação sustentável e fraterna

Autores

Palavras-chave:

Direito, Docente, Ensino-Aprendizagem, Pesquisa

Resumo

O ensino pode ser entendido como uma tarefa política. No Brasil esse papel político fica ainda mais evidente, já que vivemos em um país no qual o ensino superior ainda é restrito e desigual. A intenção para a elaboração deste trabalho surgiu após a percepção de que mudanças profundas estão sendo implementadas no ensino superior jurídico, alavancadas pelas novas tecnologias e pela globalização. O papel do bacharel em Direito vem mudando em uma sociedade tão multifacetada, que traz consequências positivas e negativas para o ensino-aprendizagem dos graduandos em Direito. A perspectiva tradicional de ensino, considerando o aluno uma tábua rasa com uma posição hierárquica superior do professor, não surte mais efeitos para o ensino-aprendizagem dos discentes, já que o mundo necessita de profissionais mais engajados, criativos e autônomos. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever o papel do docente para a efetivação de uma educação sustentável e fraterna voltada para a pesquisa que incentive o protagonismo do aluno e o desenvolvimento humanista no ensino superior de Direito. Doravante, ao final será possível concluir que o professor contemporâneo deve ser um profissional humanista e fraterno, se colocando no plano educacional ao lado do seu aluno como interlocutor/colaborador no processo de ensino-aprendizagem pautado na interdisciplinaridade. Além disso, deve incentivar seu aluno a pesquisar e a desenvolver uma educação humanista e ambiental. A pesquisa segue uma linha bibliográfica de natureza descritivo-exploratória, pelo método indutivo com abordagem qualitativa.

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Biografia do Autor

Clara Cardoso Machado Jaborandy, Universidade Tiradentes (UNIT/SE)

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Direito Público. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes (UNIT/SE), na linha "Direitos Humanos, Novas Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável", da Graduação em Direito da Universidade Tiradentes e de cursos de pós-graduação da Universidade Tiradentes e da Escola Judicial de Sergipe. Coordenadora do grupo de pesquisa "Direitos Fundamentais, Novos Direitos e Evolução Social", presente no diretório do CNPq. Advogada militante em Direito Público e Empresarial. Certified Information Privacy Manager (CIPM) pela Associação Internacional de Profissionais de Privacidade (IAPP).

Marylaine Santa Rosa Damasceno, UNIAGES

Graduada em Direito pela UNIAGES.  Especialista em Direito e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário pela Faculdade Estácio de Sá de Sergipe - FASE. Especialista em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Faculdade Estácio de Sá de Sergipe - FASE. Especialização em Direito Civil, Consumidor e Direito Processual Civil pela ESA OAB, Faculdade do Rio Grande do Sul (Em andamento). Foi Integrante do Grupo de Estudos em Direitos Humanos, Ambiente e Sustentabilidade (GEDHAS) (2018-2019) e do Grupos de Pesquisa: Direitos Fundamentais, Novos Direitos e Evolução Social (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7004133565949592). Foi Aluna Especial do Mestrado em Direito da disciplina Direito Internacional dos Direitos Humanos: Dimensões Normativas e Sistemas de Proteção - Universidade Federal de Sergipe. Advogada militante na área de Direito Previdenciário e Civil.

Raquel Torres de Brito Silva, Universidade Tiradentes (UNIT/SE)

Doutoranda em Direitos Humanos pelo PPGD/UNIT e bolsista pela CAPES. Mestra em Direito pelo PRODIR/UFS. Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA/UFS. Especialista em Advocacia Pública pela UCAM. Especialista em Tributário e Processo Tributário pela LEGALE. Mentora acadêmica. Advogada e Consultora Jurídica pela OAB/SE. Bacharel em Direito pela FANESE.

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Publicado

09-04-2024

Como Citar

Cardoso Machado Jaborandy, C., Santa Rosa Damasceno, M., & Torres de Brito Silva, R. (2024). Os novos rumos da Educação Jurídica Superior para a sua efetivação sustentável e fraterna. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 14(1), 1–25. Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/11740

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