Os novos rumos da Educação Jurídica Superior para a sua efetivação sustentável e fraterna
Palabras clave:
Direito, Docente, Ensino-Aprendizagem, PesquisaResumen
O ensino pode ser entendido como uma tarefa política. No Brasil esse papel político fica ainda mais evidente, já que vivemos em um país no qual o ensino superior ainda é restrito e desigual. A intenção para a elaboração deste trabalho surgiu após a percepção de que mudanças profundas estão sendo implementadas no ensino superior jurídico, alavancadas pelas novas tecnologias e pela globalização. O papel do bacharel em Direito vem mudando em uma sociedade tão multifacetada, que traz consequências positivas e negativas para o ensino-aprendizagem dos graduandos em Direito. A perspectiva tradicional de ensino, considerando o aluno uma tábua rasa com uma posição hierárquica superior do professor, não surte mais efeitos para o ensino-aprendizagem dos discentes, já que o mundo necessita de profissionais mais engajados, criativos e autônomos. Assim, o objetivo deste trabalho é descrever o papel do docente para a efetivação de uma educação sustentável e fraterna voltada para a pesquisa que incentive o protagonismo do aluno e o desenvolvimento humanista no ensino superior de Direito. Doravante, ao final será possível concluir que o professor contemporâneo deve ser um profissional humanista e fraterno, se colocando no plano educacional ao lado do seu aluno como interlocutor/colaborador no processo de ensino-aprendizagem pautado na interdisciplinaridade. Além disso, deve incentivar seu aluno a pesquisar e a desenvolver uma educação humanista e ambiental. A pesquisa segue uma linha bibliográfica de natureza descritivo-exploratória, pelo método indutivo com abordagem qualitativa.
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Citas
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