AMPLITUDE DOS EFEITOS INDENIZATÓRIOS E REPARATÓRIOS DO DANO MORAL COLETIVO AMBIENTAL COMO EXPRESSÃO DO ESTADO DE DIREITO AMBIENTAL: VISITA AO EMBLEMÁTICO RECURSO ESPECIAL 598.281

Autores

  • Elieuton Sampaio Gois Nome da IES: (402) Centro Universitário de Brasília (Uniceub).
  • Márcia Dieguez Leuzinger Nome da IES: (402) Centro Universitário de Brasília (Uniceub).

Palavras-chave:

bem ambiental, dano moral coletivo ambiental, degradação do meio ambiente, Estado de direito ambiental.

Resumo

Institutos e eventos jurídicos tradicionalmente reconhecidos, a exemplo do dano moral, adequam-se ao modelo do Estado de Direito Ambiental somente quando seus efeitos são maximizados em prol da defesa ambiental, o que simultaneamente leva ao desenvolvimento e aperfeiçoamento do próprio arquétipo de Estado. Partindo-se da premissa de que a teoria do Estado de Direito Ambiental apresenta vastos e aprofundados meios e recursos dirigidos à proteção do meio ambiente, demonstra-se que as abrangentes dimensões indenizatórias e reparatórias decorrentes do Dano Moral Coletivo Ambiental encontram-se em consonância com esta opção de Estado. Para este fim, num primeiro momento, destacam-se conceito e atributos do Estado de Direito Ambiental. Logo em seguida, expõe-se de que variadas formas o dano moral pode se manifestar, o que conduz ao reconhecimento do Dano Moral Coletivo Ambiental. Finalmente, visita-se o Resp. 598.281, marcante por inaugurar nos tribunais superiores brasileiros as discussões a respeito da possibilidade de Dano Moral Coletivo Ambiental e suas consequências jurídicas.

Biografia do Autor

Elieuton Sampaio Gois, Nome da IES: (402) Centro Universitário de Brasília (Uniceub).

Mestrando em Direito e Políticas Públicas (UniCEUB); membro do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Pós-graduado em Direito Penal/Processo Penal (UniCEUB) e Direito Processual Civil (UNIFOR). Analista Judiciário STJ; ex Delegado de Polícia, BA. Nomeado advogado em cargo efetivo do Instituto de Meio Ambiente de Brasília (IBRAM) e da EMATER-DF.

Márcia Dieguez Leuzinger, Nome da IES: (402) Centro Universitário de Brasília (Uniceub).

Pós-Doutorado em Direito Ambiental pela University of New England, Austrália. Doutora em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília - UnB. Mestre em Direito e Estado. Pós-graduada em Direito Público. Graduada em Direito. Líder do Grupo de Pesquisa Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Procuradora do Estado do Paraná em Brasília e profesora de Direito Ambiental do programa de mestrado e doutorado em direito e políticas públicas do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB.

Publicado

31-10-2019

Como Citar

Sampaio Gois, E., & Dieguez Leuzinger, M. (2019). AMPLITUDE DOS EFEITOS INDENIZATÓRIOS E REPARATÓRIOS DO DANO MORAL COLETIVO AMBIENTAL COMO EXPRESSÃO DO ESTADO DE DIREITO AMBIENTAL: VISITA AO EMBLEMÁTICO RECURSO ESPECIAL 598.281. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 9(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/5403

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.