RACISMO AMBIENTAL: O TRIUNFO DO INTERESSE INDUSTRIAL E ECONÔMICO COMO FATOR DE OBSTRUÇÃO A GARANTIA DOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS FRENTE AOS MAIS VULNERÁVEIS
DOI:
https://doi.org/10.18226/22370021.v12.n3.15Resumen
O presente artigo consiste em estudo sobre o racismo ambiental, considerado aqui como a prática de destinação de passivos ambientais para grupos vulneráveis. Assim, o estudo visa analisar este fenômeno sob o prisma do discurso de desenvolvimento econômico e industrial. Com a finalidade de atingir este propósito, foi utilizado principalmente a revisão bibliográfica e análise da legislação vigente, bem como o método quali-quantitavivo, tendo em vista a interpretação dos dados do Mapa de Conflitos Envolvendo Justiça Ambiental e Saúde no Brasil. O estudo mostrou que quem paga a conta do crescimento econômico são as comunidades tradicionais, como agricultores familiares, povos indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e ribeirinhos e quem, na maioria das vezes destina os impactos a esta população é a atuação das entidades governamentais. Por fim, o presente artigo ainda aponta práticas e ações que podem eventualmente contribuir para amenizar as injustiças ambientais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Direito Ambiental e Sociedade

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.