O papel da Corte Interamericana de Direitos Humanos na proteção de direitos indígenas: uma análise do caso “Povo Indígena Xucuru versus Brasil”

Autores/as

  • Áquila Pinheiro
  • Sandro Dutra
  • Mariane Morato Stival

Palabras clave:

Corte Interamericana de Direitos Humanos. Indígenas. Meio ambiente. Caso Xucuru. Brasil.

Resumen

Este estudo objetivou realizar uma análise do papel da Corte Interamericana de Direitos humanos na proteção de direitos indígenas, promovendo uma exposição geral da estrutura e do funcionamento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos e dos mecanismos disponíveis nas Américas para proteção e promoção dos direitos humanos. O caso investigado foi o “Povo Indígena Xucuru e seus membros versus Brasil”. Considerando a ausência de um documento específico sobre o tema no nível da Organização dos Estados Americanos (OEA), houve um significativo avanço nas questões jurídicas relacionadas às causas indígenas e verdes na Corte Interamericana de Direitos Humanos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, e o método utilizado foi o hipotético-dedutivo. Também é realizado o estudo do caso internacional Xucuru, em que o Brasil foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, bem como sua relevância para esta pesquisa.

Publicado

2020-12-10

Cómo citar

Pinheiro, Áquila, Dutra, S., & Morato Stival, M. (2020). O papel da Corte Interamericana de Direitos Humanos na proteção de direitos indígenas: uma análise do caso “Povo Indígena Xucuru versus Brasil”. Revista Derecho Ambiental & Sociedad, 10(3). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/9436