A INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA (BULLYNG) NO MEIO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE LA CIUDAD Y LOS PERROS, DE MÁRIO VARGAS LLOSA, UNINDO LETRAS E DIREITO.

Autores/as

  • Wambert Gomes Di Lorenzo UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL
  • IVONE MASSOLA UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

Palabras clave:

bullyng, dano existencial, meio ambiente, escola, Lei 13.663/2018

Resumen

O artigo objetiva demonstrar que a intimidação sistemática no meio ambiente escolar se constitui em uma das formas que gera o dano existencial, prática que tolhe a pessoa do seu sentido de existir ou mina o seu projeto de vida. O combate ao bullyng deve ultrapassar a ideia de ressarcimento pecuniário, e por isso, é preciso analisar com mais clareza os aspectos legais e sociais do combate dessa nefasta prática. Aliar o estudo do tema à literatura, possibilita usar de outros meios de conscientização, como a obra La ciudad y los perros, de Mario Vargas Llosa, a qual representa as intimidações sistemáticas de forma escandalosamente chocante. No Brasil o Estado Democrático de Direito garante a dignidade da pessoa humana e a Lei 13.663/2018 veio tornar obrigação dos estabelecimentos de ensino promover medidas de conscientização e controle a intimidação sistemática no meio ambiente escolar. O assunto tem relevância social e obriga o Estado, pais e educadores a tomada de medidas que garantam aos educandos um meio ambiente escolar sadio que propicie a verdadeira formação de cidadãos.

Biografía del autor/a

Wambert Gomes Di Lorenzo, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

Professor no PPG em Direito (Mestrado e Doutorado) da UCS e na Escola de Direito da PUCRS. Pesquisador em de Ética Ambiental e Filosofia do Direito. Doutor em Filosofia do Direito e Mestre em Direito do Estado e Teoria do Direito pela UFRGS.

IVONE MASSOLA, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

Graduada em Direito pela Universidade de Caxias do Sul. Especialista em Teoria Geral do Direito pela UCS. Possui Mestrado em Direito (Direitos Sociais e Políticas Públicas), pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutora em Letras pela UCS/UnirRitter. Professora da Universidade de Caxias do Sul. 

Publicado

2018-09-05

Cómo citar

Di Lorenzo, W. G., & MASSOLA, I. (2018). A INTIMIDAÇÃO SISTEMÁTICA (BULLYNG) NO MEIO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DE LA CIUDAD Y LOS PERROS, DE MÁRIO VARGAS LLOSA, UNINDO LETRAS E DIREITO. Revista Derecho Ambiental & Sociedad, 8(3). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/7251

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.