Afinal, o que são santuários ecológicos para a fauna silvestre?
Palavras-chave:
Bioética. Direitos animais. Legislação ambiental brasileira. Zoológicos.Resumo
O presente trabalho constitui uma análise crítico-interpretativa sobre aspectos jurídicos relativos aos santuários ecológicos. Justifica-se na ausência de estudos sobre a natureza destes estabelecimentos no País, bem como na falta de referência direta na legislação-pátria sobre os santuários ecológicos. Pretende, assim, delinear os aspectos técnico-jurídicos que regulamentam a instalação, a operação e o manejo destes estabelecimentos dentro do sistema nacional de proteção ao meio ambiente. Possui como orientação filosófica a análise crítica e como técnica de levantamento de dados a pesquisa bibliográfica, documental e legislativa. Espera-se delimitar a natureza jurídica dos santuários para a fauna silvestre e doméstica na legislação ambientalista brasileira. Para tanto, realiza-se uma comparação das categorias de uso e manejo da fauna silvestre reguladas pela Instrução Normativa do Ibama n. 07/2015 com as finalidades assumidas pelos santuários. Conclui-se que a categoria dos santuários encontra respaldo na legislação brasileira, ainda que oblíqua e incompletamente; todavia, existe a necessidade de ajustes na legislação para garantir o bem-estar dos animais ali alojados e a transparência das ações dessas instituições.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.