(In) justiça ambiental e direitos humanos nas atividades siderúrgicas: (in) efetividade de direitos em conflitos provocados pela siderurgia em Açailândia, MA
Palavras-chave:
Açailândia, MA. Atividades siderúrgicas. Direitos humanos. Ecologia política. Movimentos ambientalistas.Resumo
O presente artigo científico tem como objetivo analisar, no contexto brasileiro de injustiça ambiental, o papel dos direitos humanos, especificamente no caso das atividades siderúrgicas em Açailândia, MA – que refletem casos de desrespeito à dignidade da pessoa humana, fazendo-se estudo de caso do bairro Piquiá. Para tal, utiliza-se o marco teórico da ecologia política, que estuda aspectos políticos, científicos, institucionais e jurídicos dos movimentos ambientalistas. Entende-se, no presente estudo, em consonância com a ecologia política, que os direitos humanos assumem caráter contra-hegemônico no contexto de injustiça ambiental, tal qual se observa em Açailândia, a partir de longas lutas provenientes de manifestações e grupos sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.