NUDGE COMO ESTRUTURA DE ESCOLHA DISCRICIONÁRIA MUNICIPAL NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS PARA DESTINAÇÃO SUSTENTÁVEL DO LIXO DOMICILIAR PERIGOSO
DOI:
https://doi.org/10.18226/22370021.v13.n1.12Palavras-chave:
Serviços Públicos, Paternalismo Libertário, Discricionariedade Administrativa, Resíduos SólidosResumo
O artigo discorre sobre a utilização do Nudge, como ferramenta de indução na estrutura de escolhas administrativas discricionárias realizadas pelas autoridades públicas municipais. A pesquisa tem cunho bibliográfico e documental. É de natureza qualitativa, pelas análises realizadas, e exploratória, uma vez que chega a novas percepções, a partir do cotejamento de dados e informações reunidos. Busca revelar a importância da atuação discricionária dos gestores públicos, como arquitetos de escolhas, realizando um papel paternalista libertário, no sentido de induzir condutas favoráveis dos administrados sem, contudo, retirar-lhes a liberdade individual para a realização das próprias escolhas. A problemática reside em verificar os limites e consequências da aplicação de padrões da economia comportamental (NUDGE) e do paternalismo libertário pela Administração Pública como indutor de condutas colaborativas à implementação de Políticas Públicas de Resíduos Sólidos para destinação sustentável do lixo domiciliar perigoso. Examina os reflexos dos nudges estatais como forma de concretização da PNRS, no âmbito municipal, como forma de induzir os administrados a determinadas atitudes que corroborem para o escopo da estrutura legislativa estabelecida. Conclui, por fim, que a economia comportamental, bem como o nudge são úteis para realizar os objetivos propostos pela PNRS, porém, não excluem outras ações necessárias a nível de governo, ou mesmo no âmbito particular/privado, que ensejem à concretização desses objetivos, assim, a abordagem das “cutucadas” é relevante para fomentar, de modo consciente, pelo governo, políticas públicas, utilizando-se daquilo que a ciência, especialmente, a economia, já explicitou sobre o comportamento humano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Direito Ambiental e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.