Litigância climática no caso da Política do Estado de São Paulo: fundamentos a partir de análise comparada de mudanças climáticas
Palavras-chave:
Dever de proteção ambiental. Litigância climática. Política Estadual de Mudanças Climáticas.Resumo
O artigo tem como tema a litigância climática no contexto brasileiro, em especial, como medida de efetivação da Política do Estado de São Paulo de Mudanças Climáticas (PEMC). O objetivo do artigo é avaliar a pertinência e a oportunidade de aplicação, para obrigar o Estado de São Paulo a implementar a PEMC, especificamente, no que toca à inserção de padrões de referência de emissão de gases de efeito estufa no âmbito do licenciamento ambiental-estadual, de argumentos jurídicos, como o dever de proteção do Estado, a correlação entre o enfrentamento das mudanças climáticas e os direitos humanos fundamentais e a causalidade complexa, adotados em ações bem-sucedidas de litigância climática do Direito Comparado. Para sua elaboração, adotou-se como metodologia o levantamento de referencial bibliográfico, trazendo, em especial, exemplos de três ações judiciais – Massachusetts versus EPA, Urgenda versus Holanda e Leghari versus Paquistão. Feito isso, avaliou-se como os argumentos consagrados nessas ações encontram respaldo na doutrina e na jurisprudência pátrias. Por fim, foi então analisado o caso da PEMC. O artigo conclui destacando que há respaldo no Direito brasileiro para uma ação judicial a demandar a obrigação de fazer perante o governo do Estado de São Paulo, relativa à cominação dos padrões de referência para emissão de gases de efeito estufa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.