MODERNIZAÇÃO REFLEXIVA E AS PERSPECTIVAS DAS DECISÕES AMBIENTAIS NO FUTURO
Palavras-chave:
meio ambiente, modernização reflexiva, princípio da equidade intergeracional, sociedade de risco.Resumo
A sociedade moderna se depara com seus próprios riscos e, em nome do crescimento econômico ignora-os ou anuncia de forma atenuada seus efeitos negativos no meio ambiente. Neste contexto, o presente artigo busca analisar se a modernização reflexiva estimula a crítica e desafia os indivíduos e os sistemas (social, político, econômico e ambiental) a refletirem sobre decisões que podem impactar a vida das gerações presentes e futuras. A pesquisa é bibliográfica e documental com apoio no método dedutivo. A reflexão evidenciou que a modernidade reflexiva apresenta-se de forma bilateral, porque, de um lado, promove um movimento de resistência às mudanças impostas pelo progresso e, de outro, promove um movimento de transformação através da redefinição da esfera pública, incitando à criação de espaços mais democráticos e participativos. A autoconfrontação com os danos e riscos e o princípio da equidade intergeracional fundamentam decisões ambientais voltadas para o futuro.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.