A reconstrução das utopias concretas sul-americanas: reflexões a partir do contrato natural
Palavras-chave:
América do Sul. Contrato Natural. Utopia Concreta. UNASUL.Resumo
Esta pesquisa busca esclarecer os fundamentos de uma utopia concreta entre o Homem e a Natureza a qual ganha outro significado a partir da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL): o Contrato Natural. O objetivo geral é investigar como o Contrato Natural se apresenta como instrumento apto a retratar o pacto entre seres humanos e a Terra, exemplificado, neste artigo, pelo Tratado Constitutivo da UNASUL. O método utilizado foi o dedutivo. Nas conclusões, verifica-se que a unidade de uma integração continental não se realiza por meio da egoísta postura antropocêntrica, mas, aos poucos, pelo desvelo responsável de outra: a biocêntrica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.