A TUTELA DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS ASSOCIADOS FRENTE À PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL NO ÂMBITO DA LEI No. 13.123/15

Autores

  • Maurício Dal Pozzo Schneider Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Joana Stelzer Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Marjorie Tolotti Silva de Mello Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

conhecimento tradicional associado, propriedade intelectual, lei nº 13.123/15

Resumo

O artigo visa analisar a efetividade da Lei nº 13.123/15 na proteção dos conhecimentos tradicionais associados (CTA) frente à exploração e mercantilização por meio do sistema de patentes. Mesmo com a ratificação de regulamentos internacionais e com o desenvolvimento de legislações nacionais referentes à tutela e conservação dos conhecimentos tradicionais, verifica-se que o caráter economicista da legislação permite a facilitação de métodos de apropriação dos conhecimentos tradicionais bem como a regularização da biopirataria no corpo da lei. Para tanto, a metodologia utilizada compreende a pesquisa qualitativa, de natureza pura, a partir do método de abordagem indutivo por meio da pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos indicam que a Lei 13.123/15 apresenta inconsistências frente a outros aparatos legislativos e é insuficiente para a proteção das comunidades tradicionais. Por fim, observa-se que a referida lei serve como mecanismo de perpetuação da exploração comercial de culturas, crenças e práticas dos povos tradicionais, atendendo os anseios do mercado global e tornando o Brasil subserviente a esta dinâmica.

Biografia do Autor

Maurício Dal Pozzo Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Advogado. Mestrando em Direito Internacional, Econômico e Comércio Sustentável na UFSC. Pós-graduado em Direito Aduaneiro e Comércio Exterior Brasileiros na Univali.

Joana Stelzer, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Direito na UFSC. Professora Associada III e credenciada na Pós-Graduação em Direito para Mestrado e Doutorado na UFSC.

Marjorie Tolotti Silva de Mello, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Advogada. Mestranda em Direito Internacional, Econômico e Comércio Sustentável na UFSC. Pós-graduanda em Direito Urbanístico e Ambiental. Membro da Comissão em Direito Ambiental e Direito dos Animais da OAB/SC.

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Dal Pozzo Schneider, M., Stelzer, J., & Tolotti Silva de Mello, M. (2023). A TUTELA DOS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS ASSOCIADOS FRENTE À PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL NO ÂMBITO DA LEI No. 13.123/15. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 13(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/11168