CONSELHOS TUTELARES DE PROTEÇÃO ANIMAL: UMA POLÍTICA PÚBLICA NECESSÁRIA OU FALACIOSA?

Autores

  • Clésio Maia Arruda Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Roberto Soares Bulcão Coutinho Juiz de Direito do Poder Judiciário do Estado do Ceará, titular da Vara Única da Auditoria Militar. Mestrando em Direito no PPGD Centro Universitário Christus; Especialista em Processo Penal e graduado em Direito.

Palavras-chave:

Conselho Tutelar, Direito dos Animais, Políticas Públicas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da criação dos Conselhos Tutelares de Proteção Animal. Tem-se como hipótese norteadora que a sua implantação se faz necessária em função da mudança na relação afetiva humano-animal, que vem consolidando paulatinamente o tipo familiar “multiespécie”, já estatisticamente relevante no conjunto dos novos arranjos familiares. Adota-se o método comparativo a partir da construção histórico-jurídica dos Conselhos Tutelares de Direitos das Crianças e dos Adolescentes, de forma a parametrizar uma fórmula modelar para a consecução do funcionamento dos Conselhos Tutelares de Proteção Animal. Destarte, a defesa da necessidade dos conselhos está pautada na sua importância para a proteção animal, dado serem não jurisdicionais, autônomos e permanentes, bem como pelo funcionamento alicerçado na participação da sociedade, mediante escolha dos membros por eleição. Concluiu-se que, para atender ao sentimento de ampliação de proteção dos animais que emerge do seio da sociedade, os conselhos constituem-se em instrumento institucional apropriado.

Biografia do Autor

Clésio Maia Arruda, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Professor do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS) e Professor Titular da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Doutor e Mestre em Sociologia; Especialista em Geografia e Graduado em Ciências Econômicas.

Downloads

Publicado

2023-10-25

Como Citar

Arruda, C. M., & Coutinho, R. S. B. (2023). CONSELHOS TUTELARES DE PROTEÇÃO ANIMAL: UMA POLÍTICA PÚBLICA NECESSÁRIA OU FALACIOSA?. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 13(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/10922