CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSIDERAÇÃO DA VARIÁVEL ECOLÓGICA NO CAMPO TEÓRICO DO RISCO

Autores

  • Reginaldo Pereira Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Silvana Winckler Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).
  • Arlene Renk Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Palavras-chave:

Risco, teorias sociais sobre risco, equilíbrio ecológico.

Resumo

Em regra, estudos jurídicos tratam o risco como elemento social, posto ou em construção. Este ensaio propõe uma abordagem pautada na ecologia científica ou natural, como alternativa complementar aos estudos tradicionais. Apresentar elementos de uma teoria ecológica do risco confrontando-a com aportes antropológicos, socio-sistêmicos, fenomenológicos e autocríticos sociais já articulados pelos autores das ciências sociais sobre o tema é o objetivo do trabalho. O método utilizado é o dedutivo e a técnica de pesquisa empregada é a revisão de literatura. Conclui-se que uma maior clarividência sobre a dinâmica dos ecossistemas possibilita a construção de parâmetros epistemológicos, teórico-políticos, jurídicos e políticos sobre o risco a partir do equilíbrio ecológico dinâmico.

Biografia do Autor

Reginaldo Pereira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Doutor em Direito pela UFSC. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unochapecó. Lider do Grupo de Pesquisa Direito, Democracia e Participação Cidadã credenciado pela Unochapecó. Membro de Rede de Pesquisa Nanotecnologia, Sociedade e Ambiente (RENANOSOMA).

Silvana Winckler, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Doutora em Direito (Universidade de Barcelona). Professora dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Direito (UNOCHAPECÓ). Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Direito Democracia e Participação Cidadã (UNOCHAPECÓ).

Arlene Renk, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Doutora em Antropologia Social (UFRJ). Professora dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais e Direito (UNOCHAPECÓ).

Downloads

Publicado

2023-12-06

Como Citar

Pereira, R., Winckler, S., & Renk, A. (2023). CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSIDERAÇÃO DA VARIÁVEL ECOLÓGICA NO CAMPO TEÓRICO DO RISCO. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 13(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/10531