Cultura Maker: integrando Ciências e Computação no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e251508Keywords:
Metodologia Maker, Pensamento computacional, Ensino de Ciências, Sistema locomotorAbstract
Este artigo relata a experiência da oficina “Construindo uma Mão Biônica”, aplicada com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de integrar o estudo do sistema locomotor (Ciências) com os fundamentos do Pensamento Computacional (PC) de forma desplugada. A metodologia maker, baseada na construção de um protótipo articulado com materiais simples (papel, canudos e barbante), colocou os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem. O estudo, de natureza qualitativa e exploratória, demonstrou o potencial da abordagem "mão na massa" para tornar o conhecimento científico e tecnológico mais significativo e engajador. Os resultados evidenciaram o desenvolvimento de habilidades como decomposição de problemas, raciocínio lógico, colaboração e a compreensão concreta da relação entre forma e função no corpo humano. Conclui-se que a integração curricular por meio de práticas ativas é uma estratégia eficaz para o desenvolvimento de competências essenciais previstas na Base Nacional Comum Curricular.
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Copyright (c) 2025 Luciana Troyano, Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz

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