Cultura Maker: integrando Ciências e Computação no Ensino Fundamental

Authors

  • Luciana Troyano Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil
  • Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e251508

Keywords:

Metodologia Maker, Pensamento computacional, Ensino de Ciências, Sistema locomotor

Abstract

Este artigo relata a experiência da oficina “Construindo uma Mão Biônica”, aplicada com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de integrar o estudo do sistema locomotor (Ciências) com os fundamentos do Pensamento Computacional (PC) de forma desplugada. A metodologia maker, baseada na construção de um protótipo articulado com materiais simples (papel, canudos e barbante), colocou os alunos como protagonistas do processo de aprendizagem. O estudo, de natureza qualitativa e exploratória, demonstrou o potencial da abordagem "mão na massa" para tornar o conhecimento científico e tecnológico mais significativo e engajador. Os resultados evidenciaram o desenvolvimento de habilidades como decomposição de problemas, raciocínio lógico, colaboração e a compreensão concreta da relação entre forma e função no corpo humano. Conclui-se que a integração curricular por meio de práticas ativas é uma estratégia eficaz para o desenvolvimento de competências essenciais previstas na Base Nacional Comum Curricular.

Author Biographies

Luciana Troyano, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

.

Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil

.

Downloads

Published

12/03/2025

How to Cite

(1)
Troyano, L.; Jochims Kniphoff da Cruz, M. E. Cultura Maker: Integrando Ciências E Computação No Ensino Fundamental. Sci. cum Ind. 2025, 15, e251508.

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics