Adulteração de alimentos com amido: uma sequência didática para o ensino de soluções
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e251512Keywords:
Ensino de Química, Atividade experimental, Aprendizagem SignificativaAbstract
O presente artigo apresenta uma sequência didática voltada ao ensino de soluções, com o propósito de aproximar os conceitos teóricos da realidade dos estudantes por meio da problematização da adulteração de produtos alimentícios. A proposta foi aplicada em uma turma do Ensino Médio e estruturada em três etapas: uma aula dialogada, destinada à reflexão e ao debate conceitual sobre a adulteração de alimentos; uma atividade experimental prática, na qual os alunos prepararam soluções de amido em diferentes concentrações e observaram suas reações com iodo; e uma verificação da aprendizagem por meio de um formulário avaliativo. A abordagem buscou promover o protagonismo estudantil e favorecer a construção do conhecimento ao articular teoria e prática de forma contextualizada. Os resultados da aplicação evidenciaram maior engajamento dos alunos, melhor compreensão dos conceitos envolvidos e o desenvolvimento de habilidades investigativas. Conclui-se que atividades experimentais contextualizadas, aliadas a discussões orientadas, tornam o ensino de Química mais significativo, despertando interesse e autonomia nos alunos.
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Copyright (c) 2025 Gabrielli Pietski Gomes, Eduarda Caríssimi, Clarissa Tolardo, Bruna Zenato Corso

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