Adulteração de alimentos com amido: uma sequência didática para o ensino de soluções

Authors

  • Gabrielli Pietski Gomes Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil
  • Eduarda Caríssimi Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil
  • Clarissa Tolardo Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil
  • Bruna Zenato Corso Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8531-6861

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e251512

Keywords:

Ensino de Química, Atividade experimental, Aprendizagem Significativa

Abstract

O presente artigo apresenta uma sequência didática voltada ao ensino de soluções, com o propósito de aproximar os conceitos teóricos da realidade dos estudantes por meio da problematização da adulteração de produtos alimentícios. A proposta foi aplicada em uma turma do Ensino Médio e estruturada em três etapas: uma aula dialogada, destinada à reflexão e ao debate conceitual sobre a adulteração de alimentos; uma atividade experimental prática, na qual os alunos prepararam soluções de amido em diferentes concentrações e observaram suas reações com iodo; e uma verificação da aprendizagem por meio de um formulário avaliativo. A abordagem buscou promover o protagonismo estudantil e favorecer a construção do conhecimento ao articular teoria e prática de forma contextualizada. Os resultados da aplicação evidenciaram maior engajamento dos alunos, melhor compreensão dos conceitos envolvidos e o desenvolvimento de habilidades investigativas. Conclui-se que atividades experimentais contextualizadas, aliadas a discussões orientadas, tornam o ensino de Química mais significativo, despertando interesse e autonomia nos alunos.

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Published

12/03/2025

How to Cite

(1)
Pietski Gomes, G.; Caríssimi, E.; Tolardo, C.; Zenato Corso, B. Adulteração De Alimentos Com Amido: Uma Sequência didática Para O Ensino De soluções. Sci. cum Ind. 2025, 15, e251512.

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics