Matemática e Geografia: um estudo de caso sobre a descendência das famílias no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e251504Keywords:
Estatística, Diversidade cultural, Análise de dados, Análise críticaAbstract
A Estatística, presente em diversos campos da vida social, requer que os estudantes desenvolvam competências de leitura, análise e interpretação crítica de dados, favorecendo uma compreensão mais consciente da realidade que os cerca. Alinhado à BNCC, este estudo apresenta uma proposta pedagógica desenvolvida com turmas do 8º ano do Colégio La Salle Caxias, voltada à análise de dados socioculturais da comunidade escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa e configurada como estudo de caso, possibilitou compreender de maneira aprofundada um contexto escolar específico e investigar como os estudantes mobilizam conhecimentos estatísticos ao analisar informações reais e significativas. O referencial teórico articula contribuições sobre o ensino de Estatística, o desenvolvimento do pensamento crítico e a valorização da diversidade cultural no ambiente escolar. A proposta integrou conceitos estatísticos a situações concretas do cotidiano, promovendo a leitura e interpretação de gráficos e tabelas, bem como estimulando a reflexão sobre as múltiplas identidades presentes no contexto educativo. Os resultados evidenciaram o desenvolvimento de habilidades de análise e interpretação de dados pelos estudantes. Além disso, permitiram identificar mudanças geracionais nas famílias e apontaram a predominância da descendência italiana entre os membros da comunidade escolar, favorecendo o reconhecimento e a valorização da diversidade sociocultural no colégio.
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Copyright (c) 2025 Andréa Cantarelli Morales, Ingrid Nara Courtois, Julia Bolzzoni Ferronato, Patrícia Bonamigo Favaro, Vinícius Eduardo Pauls Haeuser

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