Matemática e Geografia: um estudo de caso sobre a descendência das famílias no ambiente escolar

Authors

  • Andréa Cantarelli Morales Colégio La Salle Caxias https://orcid.org/0000-0003-1276-8191
  • Ingrid Nara Courtois Unilasalle https://orcid.org/0009-0001-2482-2426
  • Julia Bolzzoni Ferronato Colégio La Salle Caxias
  • Patrícia Bonamigo Favaro Colégio La Salle Caxias
  • Vinícius Eduardo Pauls Haeuser Colégio La Salle Caxias

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e251504

Keywords:

Estatística, Diversidade cultural, Análise de dados, Análise crítica

Abstract

A Estatística, presente em diversos campos da vida social, requer que os estudantes desenvolvam competências de leitura, análise e interpretação crítica de dados, favorecendo uma compreensão mais consciente da realidade que os cerca. Alinhado à BNCC, este estudo apresenta uma proposta pedagógica desenvolvida com turmas do 8º ano do Colégio La Salle Caxias, voltada à análise de dados socioculturais da comunidade escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa e configurada como estudo de caso, possibilitou compreender de maneira aprofundada um contexto escolar específico e investigar como os estudantes mobilizam conhecimentos estatísticos ao analisar informações reais e significativas. O referencial teórico articula contribuições sobre o ensino de Estatística, o desenvolvimento do pensamento crítico e a valorização da diversidade cultural no ambiente escolar. A proposta integrou conceitos estatísticos a situações concretas do cotidiano, promovendo a leitura e interpretação de gráficos e tabelas, bem como estimulando a reflexão sobre as múltiplas identidades presentes no contexto educativo. Os resultados evidenciaram o desenvolvimento de habilidades de análise e interpretação de dados pelos estudantes. Além disso, permitiram identificar mudanças geracionais nas famílias e apontaram a predominância da descendência italiana entre os membros da comunidade escolar, favorecendo o reconhecimento e a valorização da diversidade sociocultural no colégio.

Downloads

Published

12/03/2025

How to Cite

(1)
Morales, A. C.; Courtois, I. N.; Ferronato, J. B.; Favaro, P. B.; Haeuser, V. E. P. Matemática E Geografia: Um Estudo De Caso Sobre a Descendência Das famílias No Ambiente Escolar. Sci. cum Ind. 2025, 15, e251504.

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics

Most read articles by the same author(s)