Mão na massa: explorando a ciência na prática

Authors

  • Leticia Maria Mossmann ITEC UCS, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e251506

Keywords:

Ensino de Ciências, Experimentação, Baixo custo, Aprendizagem significativa

Abstract

Em meio a tantas informações disponíveis, o desafio no Ensino de Ciências da Natureza é fazer com que o conhecimento sobre o funcionamento da vida e do mundo ganhe sentido na prática dos alunos, mesmo diante da falta de estrutura laboratorial. Este artigo apresenta o projeto “Mão na Massa: Explorando a Ciência na Prática”, uma metodologia de experimentação continuada criada para aproximar a ciência do cotidiano escolar de forma leve, acessível e possível em qualquer contexto. O material foi organizado em apostilas com experimentos de baixo custo e fácil acesso, alinhados à BNCC, permitindo que o professor desenvolva atividades práticas sem sobrecarga e com autonomia. A proposta transforma a sala de aula em um espaço de descoberta, onde o aluno aprende fazendo e se reconhece como parte do processo científico. Os resultados mostram que o “Mão na Massa” contribui para reduzir a insegurança docente, ampliar o interesse pela ciência e fortalecer o pensamento investigativo, configurando-se como uma alternativa efetiva e inspiradora para tornar o ensino mais próximo, criativo e significativo.

Downloads

Published

12/03/2025

How to Cite

(1)
Mossmann, L. M. Mão Na Massa: Explorando a Ciência Na prática. Sci. cum Ind. 2025, 15, e251506.

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics