Mão na massa: explorando a ciência na prática
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e251506Keywords:
Ensino de Ciências, Experimentação, Baixo custo, Aprendizagem significativaAbstract
Em meio a tantas informações disponíveis, o desafio no Ensino de Ciências da Natureza é fazer com que o conhecimento sobre o funcionamento da vida e do mundo ganhe sentido na prática dos alunos, mesmo diante da falta de estrutura laboratorial. Este artigo apresenta o projeto “Mão na Massa: Explorando a Ciência na Prática”, uma metodologia de experimentação continuada criada para aproximar a ciência do cotidiano escolar de forma leve, acessível e possível em qualquer contexto. O material foi organizado em apostilas com experimentos de baixo custo e fácil acesso, alinhados à BNCC, permitindo que o professor desenvolva atividades práticas sem sobrecarga e com autonomia. A proposta transforma a sala de aula em um espaço de descoberta, onde o aluno aprende fazendo e se reconhece como parte do processo científico. Os resultados mostram que o “Mão na Massa” contribui para reduzir a insegurança docente, ampliar o interesse pela ciência e fortalecer o pensamento investigativo, configurando-se como uma alternativa efetiva e inspiradora para tornar o ensino mais próximo, criativo e significativo.
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Copyright (c) 2025 Leticia Maria Mossmann

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