Inteligência artificial generativa na educação científica: da teoria à prática pedagógica inovadora
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e251501Keywords:
Mediação Cognitiva, Transformers, Personalização da Aprendizagem, Desenvolvimento Profissional DocenteAbstract
A Inteligência Artificial Generativa (IAGen) representa uma transformação profunda no cenário educacional contemporâneo. Este artigo investiga o impacto da IAGen na educação científica através da análise de estudos apresentados na conferência ESERA 2025 e da fundamentação teórica da Teoria da Mediação Cognitiva em Rede. O trabalho examina quatro categorias principais de inovação: IA como ferramenta de ensino e apoio ao aluno, IA como ferramenta de avaliação, IA como apoio ao desenvolvimento profissional docente, e IA como metodologia de investigação educacional. Os resultados indicam que a IAGen não apenas automatiza processos educacionais, mas cria novas possibilidades pedagógicas através da personalização em escala, feedback em tempo real e análise longitudinal da aprendizagem. O artigo conclui propondo a mediação sofotécnica como novo paradigma evolutivo da cognição coletiva.
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Copyright (c) 2025 Agostinho Serrano

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