Inteligência artificial generativa na educação científica: da teoria à prática pedagógica inovadora

Authors

  • Agostinho Serrano Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7868-1526

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e251501

Keywords:

Mediação Cognitiva, Transformers, Personalização da Aprendizagem, Desenvolvimento Profissional Docente

Abstract

A Inteligência Artificial Generativa (IAGen) representa uma transformação profunda no cenário educacional contemporâneo. Este artigo investiga o impacto da IAGen na educação científica através da análise de estudos apresentados na conferência ESERA 2025 e da fundamentação teórica da Teoria da Mediação Cognitiva em Rede. O trabalho examina quatro categorias principais de inovação: IA como ferramenta de ensino e apoio ao aluno, IA como ferramenta de avaliação, IA como apoio ao desenvolvimento profissional docente, e IA como metodologia de investigação educacional. Os resultados indicam que a IAGen não apenas automatiza processos educacionais, mas cria novas possibilidades pedagógicas através da personalização em escala, feedback em tempo real e análise longitudinal da aprendizagem. O artigo conclui propondo a mediação sofotécnica como novo paradigma evolutivo da cognição coletiva.

Author Biography

Agostinho Serrano, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

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Published

12/03/2025

How to Cite

(1)
Serrano, A. Inteligência Artificial Generativa Na educação científica: Da Teoria à prática pedagógica Inovadora. Sci. cum Ind. 2025, 15, e251501.

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics