A matemática do cotidiano e o ensino investigativo: uma abordagem interdisciplinar sobre consumo e finanças

Authors

  • Bruna Saraiva Boschi Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil
  • Fernanda Miotto Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil https://orcid.org/0009-0002-2828-4917

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e251503

Keywords:

Ensino de Matemática, Ensino Investigativo, Interdisciplinaridade, Educação Financeira

Abstract

Este artigo propõe a implementação de uma atividade experimental investigativa na perspectiva interdisciplinar para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A proposta interdisciplinar integra conceitos de Matemática (juros, porcentagem, taxas) com Geometria, Geografia (cálculo de distâncias e rotas) e Educação Financeira, áreas do conhecimento que são essenciais para a formação cidadã do estudante. Fundamentada nos pressupostos pedagógicos do ensino investigativo e nas concepções sobre interdisciplinaridade no ambiente escolar, a proposta interdisciplinar, apresentada neste artigo,  visa posicionar o estudante como protagonista de sua aprendizagem, estimulando a reflexão crítica e a resolução de problemas autênticos e relevantes para o seu cotidiano.

Author Biographies

Bruna Saraiva Boschi, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

.

Fernanda Miotto, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, Brasil

.

Downloads

Published

12/03/2025

How to Cite

(1)
Bruna Saraiva Boschi; Miotto, F. A matemática Do Cotidiano E O Ensino Investigativo: Uma Abordagem Interdisciplinar Sobre Consumo E finanças. Sci. cum Ind. 2025, 15, e251503.

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics

Most read articles by the same author(s)