A matemática do cotidiano e o ensino investigativo: uma abordagem interdisciplinar sobre consumo e finanças
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e251503Keywords:
Ensino de Matemática, Ensino Investigativo, Interdisciplinaridade, Educação FinanceiraAbstract
Este artigo propõe a implementação de uma atividade experimental investigativa na perspectiva interdisciplinar para o ensino de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A proposta interdisciplinar integra conceitos de Matemática (juros, porcentagem, taxas) com Geometria, Geografia (cálculo de distâncias e rotas) e Educação Financeira, áreas do conhecimento que são essenciais para a formação cidadã do estudante. Fundamentada nos pressupostos pedagógicos do ensino investigativo e nas concepções sobre interdisciplinaridade no ambiente escolar, a proposta interdisciplinar, apresentada neste artigo, visa posicionar o estudante como protagonista de sua aprendizagem, estimulando a reflexão crítica e a resolução de problemas autênticos e relevantes para o seu cotidiano.
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Copyright (c) 2025 Bruna Saraiva Boschi, Fernanda Miotto

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