Desenvolvendo projetos de pesquisa para feira de ciências no Ensino Fundamental como estratégia para alfabetização científica e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e251505Keywords:
Projeto de Pesquisa, Feira de Ciências, Alfabetização científica e tecnológicaAbstract
O artigo apresenta a aplicação e avaliação de uma sequência didática voltada ao desenvolvimento de projetos de pesquisa para ser apresentado em Feira de Ciências visando promover a alfabetização científica (ACT) dos estudantes, fundamentada na pedagogia de Paulo Freire e de acordo com os indicadores de ACT. A proposta pedagógica foi aplicada em uma turma do oitavo ano de uma escola municipal de Caxias do Sul (RS). Na aplicação, os estudantes foram divididos em grupos e semanalmente faziam registros em seu diário de campo sobre o desenvolvimento do projeto de pesquisa. Ao final, elaboraram um painel que foi apresentado na Feira de Ciências da escola. A análise dos resultados foi realizada com os dados obtidos das entregas dos diários de campo, do painel e da apresentação na Feira de Ciências. Os resultados mostraram que os estudantes possuíam algum conhecimento sobre o que são e para que servem projetos de pesquisa. Os estudantes apresentaram dificuldades iniciais definição do problema de pesquisa e no planejamento de execução do projeto. A análise evidenciou avanços no desenvolvimento dos projetos de pesquisa e na compreensão da construção do conhecimento científico. Os resultados indicam a importância de promover o desenvolvimento de projetos de pesquisa na escola como ferramenta para auxiliar no aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem.
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Copyright (c) 2025 Andrieli Santos Orback, Odilon Giovannini

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