O “Ser Professor de Matemática”: identidade profissional e formação continuada em uma rede municipal de ensino
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e251502Keywords:
Identidade profissional, Formação Continuada, Pesquisa-ação, Prática pedagógicaAbstract
Este artigo apresenta resultados de um dos capítulos de uma tese de doutorado em Educação, com foco na profissional e na formação continuada de professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma Rede Municipal de Ensino. O estudo, de abordagem qualitativa e cunho exploratório, fundamentado na pesquisa-ação, investigado como a formação continuada contribui para a construção de práticas pedagógicas inovadoras. A categoria “Ser Professor de Matemática” emergiu das narrativas dos professores, revelando-se um processo contínuo e complexo de constituição, que articula experiência, emoção, conhecimento e prática. A análise textual discursiva dos dados evidenciou que essa identidade se constrói em múltiplas dimensões, como o olhar atento e sensível às singularidades dos estudantes, o desenvolvimento emocional, a segurança no conhecimento matemático e o compromisso ético e social. Conclui-se que a formação continuada é um espaço fundamental para a reflexão, ressignificação das práticas e consolidações da identidade profissional, configurando a docência como uma prática social, crítica e humanizadora.
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