O “Ser Professor de Matemática”: identidade profissional e formação continuada em uma rede municipal de ensino

Authors

  • Graziele DallAcua Secretaria Municipal de Educação e Desporto, Flores da Cunha, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.e251502

Keywords:

Identidade profissional, Formação Continuada, Pesquisa-ação, Prática pedagógica

Abstract

Este artigo apresenta resultados de um dos capítulos de uma tese de doutorado em Educação, com foco na profissional e na formação continuada de professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma Rede Municipal de Ensino. O estudo, de abordagem qualitativa e cunho exploratório, fundamentado na pesquisa-ação, investigado como a formação continuada contribui para a construção de práticas pedagógicas inovadoras. A categoria “Ser Professor de Matemática” emergiu das narrativas dos professores, revelando-se um processo contínuo e complexo de constituição, que articula experiência, emoção, conhecimento e prática. A análise textual discursiva dos dados evidenciou que essa identidade se constrói em múltiplas dimensões, como o olhar atento e sensível às singularidades dos estudantes, o desenvolvimento emocional, a segurança no conhecimento matemático e o compromisso ético e social. Conclui-se que a formação continuada é um espaço fundamental para a reflexão, ressignificação das práticas e consolidações da identidade profissional, configurando a docência como uma prática social, crítica e humanizadora.

Author Biography

Graziele DallAcua, Secretaria Municipal de Educação e Desporto, Flores da Cunha, RS, Brasil

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Published

12/03/2025

How to Cite

(1)
DallAcua, G. O “Ser Professor De Matemática”: Identidade Profissional E formação Continuada Em Uma Rede Municipal De Ensino. Sci. cum Ind. 2025, 15, e251502.

Issue

Section

Educational Practices in Science, Engineering and Mathematics

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