Giro ecocêntrico: do direito ambiental ao direito ecológico

Autores/as

  • Daniel Diniz Gonçalves Universidade de Ribeirão Preto
  • Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega Universidade de Ribeirão Preto

Palabras clave:

Ecocentrismo, Direito Ambiental, Direito Ecológico.

Resumen

O presente artigo busca analisar as controvérsias acerca do reconhecimento da natureza enquanto sujeito de direitos. Para tanto, analisar-se-á a proposta teórica de um direito ecológico, em oposição a um direito ambiental, traçando suas características principais. Na contextualização do debate, entende-se que o direito ecológico é uma mudança natural no conceito do próprio direito, o que fica demonstrado na exposição da evolução, não linear, do direito e das diversas teorias que lhe serviram de amparo legitimador e justificador. O direito ambiental, paradigma vigente, advindo das mudanças internas do paradigma maior da modernidade, será analisado criticamente em suas disfuncionalidades e carências de operacionalidade. Após, resgatar-se-á o debate histórico acerca dos direitos da natureza, inclusive demonstrando que o mesmo não é recente, remontando a preocupação doutrinária elaborada com os direitos da natureza a época anterior à Constituição de Montecristi. Na conclusão, será exposta a proposta de direito ecológico como solução viável e necessária a problemas de ordem prática que colocam a humanidade em grave perigo existencial.

Biografía del autor/a

Daniel Diniz Gonçalves, Universidade de Ribeirão Preto

Procurador Federal. Graduado pela UFMG. Mestrando pela Universidade de Ribeirão Preto

Maria Cristina Vidotte Blanco Tárrega, Universidade de Ribeirão Preto

Mestre e Doutora em Direito pelas PUC/SP. Professora da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás e da Universidade de Ribeirão Preto. Advogada. Pesquisadora produtividade 2.

Publicado

2018-06-05

Cómo citar

Gonçalves, D. D., & Tárrega, M. C. V. B. (2018). Giro ecocêntrico: do direito ambiental ao direito ecológico. Revista Derecho Ambiental & Sociedad, 8(1), 138–157. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/4903

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.