INTERFACES ENTRE O MEIO AMBIENTE E OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: O DESPERTAR DE UMA CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA?

Autores

Palavras-chave:

consciência planetária, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), relação homem e (meio)ambiente, sustentabilidade

Resumo

Diante das formas de se ver e entender o meio ambiente, vinculadas à preocupação em sua preservação, o objetivo deste trabalho é promover uma discussão sobre a consciência planetária, a partir da compreensão do meio ambiente em suas interfaces conceituais e da própria concepção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta centra-se em demonstrar como tais objetivos, se cumpridos, tornar-se-ão o caminho a uma real consciência planetária. A metodologia do estudo é de caráter exploratório, baseado em outras investigações sobre o tema e nas obras de autores como Morin e Kern (1995) e Boff (2015; 2016). Das principais conclusões à problemática exposta reporta-se para o fato de que, ao se ampliar a compreensão do conceito de meio ambiente e do homem como uma de suas partes formadoras, tem-se nos ODS o início do caminho rumo à verdadeira consciência planetária.

Biografia do Autor

Elisiane Dondé Dal Molin, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Técnica em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (ATECOR - FCC, 2012), Mestre em Turismo e Hotelaria (stricto sensu) (2008), Especialista em Relações Internacionais Contemporâneas (2018) e Bacharel em Gestão do Lazer e Eventos (2005) pela Universidade do Vale do Itajaí (2005). Atualmente, é professora do Curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), campi Balneário Camboriú e Itajaí - Santa Catarina - Brasil.

Charles Alexandre Souza Armada, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutor en Direito pela Universidade de Alicante, Espanha (2016). Doutor em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali, 2016). Mestre em Ciência Jurídica pela Univali (2013) com dupla titulação em Derecho Ambiental y de la Sostenibilidad pela Universidade de Alicante, Espanha (2013). Especialista em Direito Público pela Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB (2010). Bacharel em Direito pela Univali (2008) e bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983). Docente nos cursos de graduação em Direito, Relações Internacionais e Logística da Univali, e nos cursos de especialização em Relações Internacionais também da Univali. Atua principalmente em pesquisas relacionadas com os seguintes temas: Direito Ambiental e Sustentabilidade; Teoria das Relações internacionais e Meio Ambiente; Direito International Público; Direitos Humanos e Justiça Ambiental; Governança Ambiental Global e Direito Internacional Ambiental. Membro dos grupos de pesquisa "Sustentabilidade Ambiental nas Políticas Públicas;Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade, ambos registrados no CNPq. Coordenador do projeto de pesquisa e extensão (Univali) Laboratório de cidadania e sustentabilidade (Lacis). Coordenador do Grupo de Estudos Interdisciplinar em Direito Internacional Ambiental e Governança Global (UNIVALI, campus Itajaí) e do Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Sustentabilidade (UNIVALI, campus Tijucas.

Publicado

2021-04-29

Como Citar

Dondé Dal Molin, E., & Souza Armada, C. A. (2021). INTERFACES ENTRE O MEIO AMBIENTE E OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: O DESPERTAR DE UMA CONSCIÊNCIA PLANETÁRIA?. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 11(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/7492