De “atingidos” a “vítimas” do desenvolvimento: um estudo junto à população afetada direta e indiretamente pela UHE Foz do Chapecó na região oeste de Santa Catarina

Autores/as

  • Silvana Terezinha Winckler Unochapecó
  • Arlene Renk Unochapecó

Palabras clave:

Atingidos. Barragens. Conflitos socioambientais. Vítimas ambientais.

Resumen

Nas últimas décadas, grandes usinas hidrelétricas construídas na bacia do rio Uruguai como projetos de desenvolvimento alteraram o substrato morfológico das comunidades camponesas, causando o desaparecimento total ou a desestruturação parcial daquelas que permaneceram. Parte dos camponeses e ribeirinhos recebeu indenizações pelas terras inundadas e migrou. Nas novas moradas, tentaram reorganizar suas relações comunitárias, mas nem sempre o conseguiram. A reconstrução das relações comunitárias é um dos pontos frágeis, seja para aqueles que migraram, seja para aqueles que permaneceram; e esses danos não são passíveis de mensuração e indenização. Em certas comunidades afetadas parcialmente pelos empreendimentos hidrelétricos foram construídos equipamentos comunitários novos, pouco utilizados pelo reduzido número de moradores remanescentes. Entre estes, há sintomas de depressão, de solidão e outros de ordem psicossomática. A alteração compulsória do modo de vida, a quebra dos vínculos vicinais, comunitários e de organização de trabalho levam-nos a questionar: não seria lícito considerá-los vítimas do desenvolvimento? Este trabalho é desenvolvido junto a atingidos pela UHE Foz do Chapecó, na região oeste de Santa Catarina.

Biografía del autor/a

Silvana Terezinha Winckler, Unochapecó

Doutora em Direito pela Universidade de Barcelona (ES), 1999. Professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado Acadêmico) da Unochapecó e Direito (Mestrado Acadêmico.

Arlene Renk, Unochapecó

Doutora em Antropologia Social pela UFRJ. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado Acadêmico) da Unochapecó e Direito (Mestrado Acadêmico.

Publicado

2018-02-24

Cómo citar

Winckler, S. T., & Renk, A. (2018). De “atingidos” a “vítimas” do desenvolvimento: um estudo junto à população afetada direta e indiretamente pela UHE Foz do Chapecó na região oeste de Santa Catarina. Revista Derecho Ambiental & Sociedad, 7(2), 197–211. Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/4028

Artículos similares

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.