Ecocidadania e ecodesenvolvimento na sociedade de consumo

Autores/as

  • Joana Silvia Mattia Debastiani
  • Josiane Petry Faria

Palabras clave:

Ecocidadania, ecodesenvolvimento, mercado, poder, sociedade de consumo.

Resumen

O artigo examina o fenômeno da sociedade de consumo e a sua relação com a subjetivação flexível dos indivíduos, sob a ótica do poder do mercado. O problema da pesquisa é: na sociedade de consumo, a retomada de consciência das pessoas, através da ecocidadania, é condição para o ecodesenvolvimento? É preciso romper com o modelo de Estado no qual o desenvolvimento é medido através de índices econômicos, do ter em detrimento do ser, da exploração ambiental desenfreada, que agrava o abismo das desigualdades, produz e reproduz consumidores falhos, pois a viabilidade do ecodesenvolvimento passa, necessariamente, pelo enfrentamento da despersonalização do indivíduo na sociedade de consumo. O método de abordagem é o dedutivo e o procedimento de pesquisa é bibliográfico.

Registo DOI: 10.18226/22370021.v11.n3.07

Publicado

2022-02-17

Cómo citar

Mattia Debastiani, J. S., & Faria, J. P. (2022). Ecocidadania e ecodesenvolvimento na sociedade de consumo. Revista Derecho Ambiental & Sociedad, 11(3). Recuperado a partir de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/10692

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.