Ecocidadania e ecodesenvolvimento na sociedade de consumo
Keywords:
Ecocidadania, ecodesenvolvimento, mercado, poder, sociedade de consumo.Abstract
O artigo examina o fenômeno da sociedade de consumo e a sua relação com a subjetivação flexível dos indivíduos, sob a ótica do poder do mercado. O problema da pesquisa é: na sociedade de consumo, a retomada de consciência das pessoas, através da ecocidadania, é condição para o ecodesenvolvimento? É preciso romper com o modelo de Estado no qual o desenvolvimento é medido através de índices econômicos, do ter em detrimento do ser, da exploração ambiental desenfreada, que agrava o abismo das desigualdades, produz e reproduz consumidores falhos, pois a viabilidade do ecodesenvolvimento passa, necessariamente, pelo enfrentamento da despersonalização do indivíduo na sociedade de consumo. O método de abordagem é o dedutivo e o procedimento de pesquisa é bibliográfico.
Registo DOI: 10.18226/22370021.v11.n3.07
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.