Definição de modelo jurídico de gestão da Pousada Uacari, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (Tefé – AM): em busca da minimização de conflitos entre os atores sociais participantes
Keywords:
Comunidades tradicionais. Turismo de Base Comunitária. Associações.Abstract
Este estudo objetiva promover um diálogo sobre os desafios e as potencialidades da transferência da Pousada Uacari em Tefé (AM) para as comunidades locais, de modo a se elaborar, coletivamente, a configuração jurídico-empresarial adequada à realidade local. Observações in loco permitiram uma compreensão sobre as relações sociais e a atividade de turismo no contexto local. Com a escuta dos atores sociais e a análise documental foram possíveis o delineamento e o envio de alternativas de modelos jurídicos aos comunitários, para subsidiar uma oficina participativa. O histórico da criação da Reserva Mamirauá e de como as comunidades foram nela inseridas, ajudou a compreender o modelo jurídico apropriado, no qual uma associação de pesca local assumiria a propriedade da pousada, e outra, a sua gestão.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.