De “atingidos” a “vítimas” do desenvolvimento: um estudo junto à população afetada direta e indiretamente pela UHE Foz do Chapecó na região oeste de Santa Catarina

Authors

  • Silvana Terezinha Winckler Unochapecó
  • Arlene Renk Unochapecó

Keywords:

Atingidos. Barragens. Conflitos socioambientais. Vítimas ambientais.

Abstract

Nas últimas décadas, grandes usinas hidrelétricas construídas na bacia do rio Uruguai como projetos de desenvolvimento alteraram o substrato morfológico das comunidades camponesas, causando o desaparecimento total ou a desestruturação parcial daquelas que permaneceram. Parte dos camponeses e ribeirinhos recebeu indenizações pelas terras inundadas e migrou. Nas novas moradas, tentaram reorganizar suas relações comunitárias, mas nem sempre o conseguiram. A reconstrução das relações comunitárias é um dos pontos frágeis, seja para aqueles que migraram, seja para aqueles que permaneceram; e esses danos não são passíveis de mensuração e indenização. Em certas comunidades afetadas parcialmente pelos empreendimentos hidrelétricos foram construídos equipamentos comunitários novos, pouco utilizados pelo reduzido número de moradores remanescentes. Entre estes, há sintomas de depressão, de solidão e outros de ordem psicossomática. A alteração compulsória do modo de vida, a quebra dos vínculos vicinais, comunitários e de organização de trabalho levam-nos a questionar: não seria lícito considerá-los vítimas do desenvolvimento? Este trabalho é desenvolvido junto a atingidos pela UHE Foz do Chapecó, na região oeste de Santa Catarina.

Author Biographies

Silvana Terezinha Winckler, Unochapecó

Doutora em Direito pela Universidade de Barcelona (ES), 1999. Professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó-Unochapecó. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado Acadêmico) da Unochapecó e Direito (Mestrado Acadêmico.

Arlene Renk, Unochapecó

Doutora em Antropologia Social pela UFRJ. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Mestrado Acadêmico) da Unochapecó e Direito (Mestrado Acadêmico.

Published

2018-02-24

How to Cite

Winckler, S. T., & Renk, A. (2018). De “atingidos” a “vítimas” do desenvolvimento: um estudo junto à população afetada direta e indiretamente pela UHE Foz do Chapecó na região oeste de Santa Catarina. Journal of Environmental Law and Society, 7(2), 197–211. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/4028

Similar Articles

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.