O processo penal-democrático e o instituto do amicus curiae: um terceiro interessado na tutela do direito fundamental ao meio ambiente equilibrado
Palavras-chave:
Amicus curiae. Processo penal-democrático. Processo penal-ambiental. Meio ambiente equilibrado. Participação popular.Resumo
A pesquisa busca problematizar o instituto do amicus curiae, no âmbito do processo penal-ambiental, de modo a investigar se esse instituto consubstancia-se em verdadeiro espaço de participação popular na busca de proteção do direito ao meio ambiente sadio e à qualidade de vida. O escopo central está em perquirir se, no Estado Democrático de Direito, o amicus curiae apresenta-se como instrumento apto a propiciar a participação e a fiscalização social no âmbito do processo penal-ambiental. Foram empregados, na execução desta pesquisa, o método vertente jurídico-teórico e o raciocínio dedutivo, com técnica de pesquisa bibliográfica. No final da investigação, foi possível evidenciar que o amicus curiae apresenta-se como instrumento parcialmente adequado a possibilitar a participação e a fiscalização democráticas no processo penal-ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.