A tutela penal ambiental da paisagem: uma construção histórica e sociocultural
Palavras-chave:
Tutela penal ambiental. Direito penal secundário. Meio ambiente cultural. Paisagem. Princípio solidariedade intergeracional.Resumo
A Constituição Federal de 1988, ao prever a tutela penal ambiental, trouxe ao cenário contemporâneo um novo olhar sobre o direito penal. A partir da premente necessidade de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, como fundamental para a dignidade humana, que demanda um novo posicionamento do direito penal para além da repressão, surge o direito penal secundário ou preventivo. Sendo assim, o artigo objetiva analisar o amparo penal da paisagem por meio do direito penal secundário. Como marco teórico, serão utilizadas as ideias sustentadas pelo direito penal secundário, com o objetivo de analisar se a prevenção, enquanto fundamento de proteção de bens jurídicos, sobre o meio ambiente, enquanto bem intergeracional, é primordial para salvaguardar o vínculo subjetivo do ser humano e seu ambiente, protegendo, no caso em questão, a paisagem. A hipótese apontada mostra ser o direito penal vislumbrado sobre a ótica preventiva fundamental para a proteção dos bens jurídicos intergeracionais, como a paisagem. Como metodologia, foi empregada a pesquisa exploratória, com método dedutivo, por meio das técnicas de pesquisa bibliográfica, normativa e documental. As considerações finais apontam ser a tutela penal ambiental preventiva um meio importante para a garantia da proteção paisagística – não como algo estático, mas como uma construção subjetiva do ser humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.